Geral
Publicado em 25/12/2024, às 19h31 - Atualizado às 20h15 Redação BNews
Enfermeiros do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, denunciaram ao BNEWS supostos descontos indevidos em seus contracheques entre outras possíveis irregularidades pela terceirizada contratada pelo Estado. Em um encontro realizado no último dia 18 de dezembro, os profissionais se reuniram para discutir o assunto, mas eles afirmam que não obtiveram respostas satisfatórias.
À reportagem, a assessoria do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), empresa terceirizada, explicou que a informação não procede, destacando que não há qualquer corte por parte do governo, nem outras irregularidades (veja a nota na íntegra no fim da publicação).
Segundo representantes da categoria, a principal pauta da reunião foi esclarecer os descontos nos contracheques dos profissionais, como no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), provisão de férias e Imposto de Renda (27,5%), além dos atrasos nos salários e do não pagamento de direitos dos profissionais em férias.
Os profissionais relatam que os representantes do IGH não ofereceram respostas satisfatórias, reiterando que os descontos são legais. "Ao entender do IGH, os descontos são legais", teria sido a justificativa apresentada durante a reunião, segundo os trabalhadores.
Os relatos dos enfermeiros incluem ainda salários líquidos drasticamente reduzidos, como o caso de profissionais que receberam apenas R$ 400 em dezembro após os descontos.
Leia a íntegra da nota enviada pelo IGH:
'Os descontos indevidos' abordado pelos colaboradores, são, exatamente, todos aqueles especificados em lei trabalhista e/ou nas resoluções do ministério da fazenda.
As tabelas que parametrizam a aplicação de descontos tributários, foram apresentadas, mas o colaborador, na sua maioria, prefere compreender o que convém, muito embora, reiteradas vezes elucidado dúvidas acerca do tema.
O IGH tem uma equipe disponível para atendimento aos colaboradores das 07:00 às 19:00h todos os dias da semana, excetuando o domingo, salvo qdo em regime de plantão admtvo que funciona os 7 dias.
A responsabilidade pela execução da folha, monitoramento da escala, informes e registros é do IGH, por tal razão, basta o colaborador procurar o setor com seu contracheque, com suas dúvidas, e , com não menor certeza, ele terá respostas elucidativas.
Possuímos um canal aberto com o sindicato, e temos percebido que essa denúncia não representa uma categoria profissional, e sim, algum funcionário que não se contemplou com as informações expostas em reunião.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Bom e Barato
Top dos Tops
melhor câmera
Tela dobrável