Geral

Escritora Lygia Fagundes Telles, acadêmica da ABL, morre aos 98 anos

A escritora Lygia Fagundes Telles - Foto: Divulgação/UBE
Lygia Fagundes Telles, conhecida como "a dama da literatura brasileira", ocupava a cadeira de número 16 da Academia Brasileira de Letras  |   Bnews - Divulgação A escritora Lygia Fagundes Telles - Foto: Divulgação/UBE

Publicado em 03/04/2022, às 11h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Morreu na manhã deste domingo, aos 98 anos, a escritora paulista Lygia Fagundes Telles. Conhecida como "a dama da literatura brasileira", a escritora paulista ocupava a cadeira de número 16 da Academia Brasileira de Letras (ABL), tendo sido eleita em outubro de 1985, na sucessão de Pedro Calmon. Segundo Juarez Neto, da ABL, ela faleceu em casa, de causas naturais.

Lygia recebeu vários prêmios ao longo da carreira, tais como o Camões (2005), e o Jabuti (1966, 1974 e 2001). Ela tem obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco, tcheco, português de Portugal, além de adaptações de suas obras para o cinema, teatro e TV e é uma das autoras do manifesto dos intelectuais contra a censura.

Formada em Direito pela USP, Lygia publicou seu primeiro livro em 1938, "Porão e sobrado". A acadêmica é considerada uma das grandes referências no pós-modernismo, enquanto suas obras retratam temas como a morte, o amor, o medo e a loucura, além da fantasia.

 É a autora de "Ciranda de pedra", obra publicada em 1954. A publicação foi adaptada para televisão em 1986, pela TV Globo, em formato de novela escrita por Janete Clair, com a colaboração de Dias Gomes.

A escritora também era formada em Direito, tendo cursado a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco.

Ganhadora de todos os prêmios literários importantes do Brasil, homenageada nacional e internacionalmente, tornou-se, em 2016, aos 92 anos, a primeira mulher brasileira a ter sido indicada ao prêmio Nobel de Literatura.

Leia Também: Jorge Amado concorreu ao Nobel de literatura há 50 anos e perdeu para Neruda

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp