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Estado suspende o pagamento do benefício de 1.740 aposentados e pensionistas da Bahia

Agência Brasil
A medida é por conta de pendências na prova de vida dos beneficiários  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 11/03/2022, às 07h41   Redação


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Aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida no mês de janeiro, conforme convocação da Superintendência de Previdência (Suprev), terão seus benefícios bloqueados na folha de pagamento do mês de março. Até a quarta-feira (09) o número de não recadastrados era de 1.740 dos 11.797 aposentados e pensionistas que deveriam realizar o procedimento até dia 31 de janeiro.

De acordo com a Secretaria de Administração da Bahia, a Previdência ampliou por diversas vezes o prazo concedido aos beneficiários, antes de optar pela medida que gera impacto no pagamento a ser liberado já no próximo dia 30 de março.

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A prova de vida é essencial para que o  Estado evite pagamentos indevidos e tentativas de fraudes. “Os aposentados e pensionistas com benefício bloqueado podem inclusive ter a sua situação normalizada após cumprir procedimento”, explica a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev), Sílvia Machado.

Silvia chama atenção também para o fato de que já na próxima terça (15.03) se encerra o prazo para os convocados do mês de fevereiro se submeterem ao procedimento sem risco de interrupção no pagamento. Dos 10.868 convocados para fevereiro, 3.040 ainda estão com pendência.  O cronograma da prova de vida segue o mês de aniversário do aposentado ou do ex-servidor falecido que gerou a pensão previdenciária, e é este período que deve ser seguido para evitar bloqueios.

Para esse mês de março a novidade é a realização do procedimento através da Prova de Vida Digital, serviço inteiramente remoto que permite a realização do procedimento de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Do início do mês de março até agora, 3.985 beneficiários do total de 10.949 convocados do mês já se submeteram ao recadastramento. Mas, os retardatários de janeiro e fevereiro, no entanto, continuam com acesso apenas por vídeoatendimento ou de forma presencial.

Para se submeter ao procedimento por vídeoatendimento ou presencialmente nos postos da Rede SAC, o beneficiário precisam realizar agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para chamadas de telefone fixo) e (071) 4020-5353 (para ligações de telefone fixo e celular).

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