Geral

Filhote recém-nascido de baleia-jubarte é resgatado por biólogos; confira

Reprodução / Instituto ORCA
Recém-nascido de baleia-jubarte encalhou na praia de Manguinhos  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instituto ORCA
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 18/09/2023, às 15h40


FacebookTwitterWhatsApp

Um filhote recém-nascido de baleia-jubarte foi resgatado por um grupo de biólogos, na manhã do domingo (17), na praia de Manguinhos, na Serra, Grande Vitória, no Espírito Santo, onde estava encalhado.


O animal encalhou em outra praia da Serra, mas foi ajudado por banhistas a retornar ao mar. No primeiro resgate, a baleia ainda estava com o cordão umbilical preso no corpo. Na manhã de domingo, o filhote voltou a encalhar, só que dessa vez em uma região rodeada por pedras, o que ocasionou em um mutirão de biólogos que se reuniram em um resgate que durou seis horas.


Equipes do Instituto Orca, da Prefeitura da Serra, Instituto Baleia Jubarte, Amigos da Jubarte e Ambipar Environmental Response, foram responsáveis pelo resgate da baleia. Durante o complexo procedimento, foram utilizadas toalhas molhadas, guarda-sóis e medicamentos para dor, para aliviar o desconforto do mamífero.


Durante o resgate, os biólogos puderam visualizar o que seria a mãe do filhote, batendo suas nadadeiras na água, como se estivesse esperando pelo seu bebê.


“Em todo o tempo que o filhote estava sendo tratado pela equipe, a mãe estava no fundo. Por várias vezes nós vimos a mãe batendo a nadadeira no fundo e depois conseguimos ver ela se aproximando do filhote depois que ele foi solto”, comentou João Marcelo Ramos, diretor de projetos do Instituto Orca, ao portal G1.


Apesar de conseguir realizar o resgate, Marcelo acredita que o filhote não terá mais de uma semana de vida devido aos ferimentos. Entretanto, o profissional espera que a presença da mãe ajude o animal.


“A chance dele ainda é muito pequena, porém já tem um pouco mais de chance por estar junto a mãe, tendo a proteção dela. A batalha dele não vai ser fácil, ele ficou bem debilitado, embora tenha sido tratado por veterinários e medicado. Esperamos que ele consiga realmente sobreviver”, concluiu.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp