Geral
Publicado em 26/09/2025, às 15h05 Leonardo Oliveira e Maycol Douglas
O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), Antônio Meira Junior, foi entrevistado pelo BNews e destacou a importância do simulado de resgate aeromédico realizado pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER) na tarde desta sexta-feira (26), no XVI Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, no Centro de Convenções, em Salvador.
“Nós vamos discutir com os médicos, com os psicólogos, com essas autoridades, o que precisamos fazer, e qualificar esses médicos, porque o nosso objetivo é evitar que aconteça esse sinistros, mas quando não conseguimos evitar, tentamos ao máximo minimizar as consequências dessas tragédias”, conta Antonio Meira.
“É uma simulação de uma colisão de um carro com a moto e tem uma vítima e muitas vezes da via ela essa vítima precisa ser atendida em um tempo hábil e ele ser levada para um hospital com a estrutura adequada para fazer o tratamento adequado e muitas vezes precisa de um transporte aéreo, nesse caso o grupamento aéreo da polícia militar GRAER tem sido um grande responsável por salvar a vida nas estradas e vai simular aqui como é que faz esse resgate pegando a vítima e levando para o hospital mais próximo”, complementa.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
Preocupações
O presidente ainda destacou como Salvador conseguiu atingir o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes na primeira década da Ação pela Segurança Rodoviária. No entanto ele ainda demonstrou preocupação com o crescente número de internações com vítima de motocicleta. "Estamos na segunda década, precisamos diminuir mais. O número de internações de vítimas de acidente com moto está cada vez maior, sempre crescendo e essa é uma grande preocupação", afirma.
Ele destaca a probabilidade maior de acidentes com motocicletas. "Tem uma maior probabilidade de sofrer acidente. Além de ser mais vulnerável sofrer acidentes, é um equipamento que precisa de um equilíbrio, precisa de um treinamento e o que a gente vê muito é o desrespeito às leis de trânsito", afima.
"Como controlar isso, como aumentar a fiscalização. Só para você ter noção, na Bahia, o número de motos é muito maior do que o número de pessoas habilitadas na categoria A, que podem conduzir um veículo.Ou seja, tem muita gente conduzindo a moto sem ser preparada para isso. Então, é uma grande preocupação nossa", finaliza.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato