Geral

Grupo de 40 mototaxistas da periferia de SP contesta chegada da 99 e desaprova fiscalização de Nunes

Bruno Peres/Agência Brasil
O grupo negocia diretamente com os moradores para fazer corridas  |   Bnews - Divulgação Bruno Peres/Agência Brasil

Publicado em 20/01/2025, às 19h06   Caíque Macedo



Mototaxistas com quatro anos de experiência criticam a decisão de Nunes de apreender motos sem debate público e expressam descontentamento com a 99 por não considerar as necessidades da categoria na região.

O serviço de mototáxi, que foi recentemente introduzido em São Paulo, já é conhecido em regiões como o bairro de Perus, na Zona Norte da capital. A disputa entre a empresa 99, que oferece o serviço por meio de seu aplicativo, e a Prefeitura, que busca proibir a função, gera desconfiança em ambos os lados, incluindo os motociclistas que atuam na área há pelo menos quatro anos.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Embora ainda sem regulamentação, cerca de 40 motociclistas estão preocupados com a situação. Eles utilizam um grupo de WhatsApp, com aproximadamente 700 moradores do bairro, para organizar "caronas pagas" de moto entre a estação Perus da CPTM e bairros próximos.

Os preços das corridas na região variam entre R$ 6 e R$ 12, enquanto os valores para outras localidades são definidos diretamente com cada motociclista.

Esse grupo foi formado durante a pandemia de Covid-19, quando muitos motociclistas ficaram desempregados e a oferta de transporte público diminuiu. Para os moradores locais, a opção foi vista como uma alternativa ao medo de assaltos.

A decisão do prefeito Ricardo Nunes de proibir o transporte remunerado por meio de moto na cidade, com apreensões sendo realizadas sem uma discussão pública sobre a regulamentação, gerou desconforto entre os motociclistas.

Além disso, houve descontentamento em relação à 99, por não demonstrar interesse em entender as necessidades da categoria na região.

As informações foram obtidas pelo Portal G1.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)