Geral

Homem abate sucuri e levanta suspeitas de caça predatória

Reprodução / Vídeo @namidia.news
Captura e morte de animais silvestres sem autorização é crime, e a sucuri, embora não ameaçada, é protegida por lei  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Vídeo @namidia.news
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 06/06/2025, às 10h11



Um morador da comunidade de Campo Verde, localizada nos arredores de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, matou uma sucuri para consumo próprio. O episódio foi registrado no Rio Yaya, próximo ao "Coração de Cabrália" e foi registrado nas redes sociais.

Segundo a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), a captura, morte e consumo de animais silvestres sem autorização configuram crime ambiental sujeita a multas e até pena de detenção. A sucuri, uma das maiores serpentes do Brasil, não é considerada ameaçada de extinção, mas é protegida por lei.

Esse tipo de ação, segundo ambientalistas, pode desequilibrar o ecossistema local e colocar espécies em risco, já que esses predadores têm papel fundamental no controle de outras populações.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Ainda não há registro de atuação de órgãos de fiscalização ambiental, como o Ibama ou o Inema, no local.  A Ouvidoria do Ibama recebe denúncias de crime ambiental pelo número 0800 61 8080 ou pela plataforma online do órgão.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)