Geral

Hospital católico se recusa a colocar DIU em paciente; entenda

Divulgação
Paciente usou as redes sociais para relatar que não conseguiu colocar DIU no hospital  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/01/2024, às 19h00   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Um hospital católico de São Paulo virou assunto nas redes sociais nesta terça-feira (23) após se recusar a inserir um dispositivo intrauterino (DIU), que evita gestações indesejadas, em uma paciente. A denúncia foi feita pela comunicadora Leonor Macedo, de 41 anos, através do X (antigo Twitter).

"Vocês acham que é fácil ser mulher? Ontem fui a uma consulta no Hospital São Camilo e à médica me informou que não pode colocar o DIU em mulheres porque isso vai contra os valores religiosos da instituição", escreveu. 

Posteriormente, Leonor fez uma nova publicação em que diz que o hospital católico entrou em contato com ela para esclarecer a situação. "O Hospital São Camilo me ligou para explicar que não fazem procedimentos como DIU ou vasectomia, que só colocam DIU no caso de endometriose grave, mas não como método contraceptivo", contou.

A unidade de saúde ainda explicou que é uma instituição católica e que segue os preceitos da Igreja Católica e do Vaticano. A comunicadora contou que a conversa foi respeitosa, mas que pretende denunciar a instituição.

"Quando é assim, orientamos que a pessoa busque a rede referenciada do seu plano de saúde que tenha esse procedimento contemplado", completou o hospital.

Através de seu perfil, a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) afirmou que o posicionamento da unidade de saúde é um "verdadeiro absurdo" e disse que se trata de uma "afronta à saúde, às mulheres e todas as pessoas que se preocupam com saúde sexual e reprodutiva".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp