Geral

Idosa presa em atos golpistas virou patriota repentinamente, contam vizinhos

Reprodução/ Redes Sociais
"Dona Fatima de Tubarão" foi presa durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes Sociais

Publicado em 04/02/2023, às 15h35 - Atualizado às 15h59   Cadastrado por Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

A idosa Maria de Fátima Mendonça Jacinto de Souza, de 67 anos, ficou conhecida em todo o  país enquanto participava dos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. 

Um vídeo que flagra a presença da idosa nas manifestações antidemocráticas viralizou nas redes sociais. "Dona Fátima, de Tubarão, Santa Catarina, de 67 anos, tá quebrando tudo!", diz um homem nas imagens. Maria de Fatima prontamente responde: "Vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora!". 

No entanto, nem sempre a idosa teve esse comportamento. De acordo com o portal UOL, vizinhos contam que, antes do segundo turno da eleição do ano passado, não conheciam o posicionamento político de "Dona Fátima de Tubarão". Outros revelaram surpresa em vê-la no vídeo.

Ainda segundo a publicação, os vizinhos relatam ainda que foi "do dia para a noite" que a idosa começou a usar a camisa da Seleção Brasileira. Antes de participar dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, "Dona Maria de Tubarão" participava das manifestações em frente ao quartel do Exército da cidade, que fica a 1,2 km de sua casa. 

Os vizinhos contam que a idosa não tinha uma atividade física. Ela já trabalhou como costureira e manicure. No entanto, ela passava por dificuldades financeiras. Uma vizinha relatou que Dona Fátima para o quartel e para os atos do dia 8 de janeiro "por lanche e passagem de graça".  

"Antes das eleições, ela circulava por aqui com roupa normal, nunca vi de verde-amarelo. Nunca soube que ela tinha partido. Mas depois ela foi para lá [para o acampamento] mais para comer de graça porque lá distribuía lanche", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp