Política

Bolsonaristas acreditam ter cometido erro em implodir o PSL

Divulgação
Racha ocorreu em 2019, após atritos entre Bolsonaro e o então presidente da sigla, Lucino Bivar  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/02/2023, às 12h52   Cadastrado por Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

Os deputados bolsonaristas avaliam que foi um erro ao se articularem para implodir o PSL em 2019, primeiro ano de mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação do colunista Guilherme Amado, no site Metrópoles.

De acordo com a publicação, agora, lideranças bolsonaristas no Congresso Nacional vem alertando os novatos para evitar que ocorra o mesmo com o PL. Na avaliação do grupo, o racha enfraqueceu a base de apoio a Bolsonaro tanto na Câmara quanto no Senado. Além disso, diversos deputados foram impedidos de assumir cargo de liderança e em comissões por um tempo razoável.

Agora na oposição, os bolsonarista querem evitar que ocorra o mesmo com o PL. O objetivo é não fortalecer a base do presidente Lula no Congresso.

A chegada dos bolsonaristas ajudou o PL a  eleger a maior bancada da Câmara nas eleições do ano passado. No entanto, o partido conta ainda com quadros que não são tão próximos a Bolsonaro e só se aproximaram do bolsonarismo por conveniência.

O racha no PSL ocorreu no segundo semestre de 2019, depois de Bolsonaro querer controlar o Fundão e os diretórios estaduais, o que foi negado pelo então presidente da legenda, Luciano Bivar.

Com isso, Bolsonaro deixou o PSL e migrou para o PL, por precisar de um partido para disputar a reeleição. Já o PSL se fundiu com o DEM, dando origem ao União Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp