Política

Procuradoria e SEI apresentam dados sobre a Bahia aos procuradores do Estado

Divulgação
Pastas farão troca de conhecimento e inovação  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/02/2023, às 11h12   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA) encaminham ações para troca de conhecimento e inovação entre os dois órgãos estaduais.

O diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, visitou, na sexta-feira (3), a procuradora-geral do Estado, Bárbara Camardelli, com o objetivo de promover o alinhamento de suas ações junto ao órgão de consultoria e assessoramento jurídico do Estado.

No encontro, a PGE convidou a SEI para uma apresentação técnico-científica sobre informações socioeconômicas e geoambientais do estado da Bahia, a ser realizada no dia 3 de março aos procuradores do Estado.

“Nossa solicitação é para que todos os procuradores do Estado possam conhecer realmente a Bahia, sua territorialidade, com as informações sobre os territórios de identidade e o zoneamento ecológico econômico”, solicitou a procuradora.

Foi firmado um evento de apresentação dos dados e estudos da SEI, com recortes nas áreas de saúde, segurança pública, índices de pobreza, insegurança alimentar, modernização do estado e ranking de competitividade, entre outros temas.

Entre os assuntos tratados pela SEI, o diretor José Acácio ressaltou a importância da troca de tecnologias e conhecimentos na área de inovação, considerando a nova Política de Inovação e enquadramento da SEI como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT).

“Nosso objetivo é estar em alinhamento constante com a PGE sobre os dispositivos e instrumentos que vão resultar dessa Política. Esta mudança vai gerar uma enorme gama de projetos e possibilidades para a produção técnico-científica no Estado da Bahia”, disse o gestor, que reforçou a relevância das evidências científicas para mensuração da efetividade das políticas públicas.

“Os Estados que não desenvolverem indicadores e metodologias para acompanhar as mudanças da realidade socioeconômica vão ficar para trás”, disse.

Outros temas de relevância no escopo da SEI foram abordados, a exemplo das tratativas sobre questões de limites interestaduais, o protocolo de intenções a ser celebrado entre a SEI e a Universidade de Shandong (China) para realização de estudos na área de desenvolvimento do estado, e parcerias para capacitações de servidores e o lançamento do acordo de cooperação técnica entre a PGE x SEI para mensurar a qualidade dos serviços que são prestados pelo órgão de assessoria jurídica do estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp