Geral

Mais de 35 mil crianças e adolescentes foram vítimas de estupro em 2021

Madalena Rodrigues/Agência Brasil
Na maioria dos casos, as crianças e adolescentes tinham algum tipo de vínculo com o autor do estupro  |   Bnews - Divulgação Madalena Rodrigues/Agência Brasil

Publicado em 28/06/2022, às 14h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um total de 35.735 crianças e adolescentes de zero a 13 anos foram vítimas de estupro, no Brasil, em 2021. De acordo com um levantamento inédito do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado a pedido do Instituto Liberta, cujo resultado foi antecipado pelo programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (26), o número representa mais da metade dos casos de estupro registrados no país no ano passado.

Leia mais:
Subúrbio e Valéria registraram o maior número de abuso sexual infanto-juvenil em 2021, diz SPMJ

4 em cada 10 crianças e adolescentes que sofrem abuso sexual são vítimas recorrentes

Ainda de acordo com a pesquisa, na maioria dos casos, as crianças e adolescentes tinham algum tipo de vínculo com o autor do estupro. Do total dos crimes, 40% crimes foram cometidos por pais ou padrastos; 37% por primos, irmãos ou tios; e quase 9% por avós das próprias vítimas.

O levantamento também aponta que 85,5% das crianças e adolescentes vítimas de estupro de vulnerável no ano passado são meninas e outros 14,5% são meninos.

A presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, relembrou o caso da menina de 11 anos que engravidou após ser vítima de estupro no estado de Santa Catarina. “Se a gente lembra do fato de que são mais de quatro meninas de menos de 13 anos estupradas por hora, que o Brasil por ano tem mais de 21.600 meninas que ficam grávidas antes dos 14 anos de idade, a gente vai ter certeza de que este não foi o único caso que aconteceu e precisamos falar disto”, destacou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp