Geral

Mesmo com poucas vendas, ambulantes comemoram retorno da Lavagem do Bonfim

Beatriz Araujo/Bnews
LAvagem do Bonfim retornou após dois anos devido a pandemia  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araujo/Bnews

Publicado em 12/01/2023, às 17h50   Osvaldo Barreto / Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

O cortejo da Lavagem do Bonfim voltou a ser realizado, nesta quinta-feira (12), em Salvador, após dois anos com a festa cancelada por conta da Covid-19. O retorno do encontro do sagrado e profano foi comemorado pelos ambulantes que participam do festejo vendendo seus produtos. 

O vendedor ambulante, Edson Santana, lamentou a falta de procura pelos seus produtos  "As pessoas estão sem dinheiro, não estou vendendo muito. Tem quatro ou cinco anos que não venho, porém as vendas estão fraquíssimas. 

Por outro lado, a baiana de acarajé, Jucileide Santa Rita, comemorou o aumento das vendas no tabuleiro durante o evento. "Graças a Deus e aos Orixás estamos vendendo bastante. Dia de celebrar nossa fé e nossa cultura, não podemos deixar nossos ancestrais nunca.", disse à reportagem do Bnews.

Por outro lado, apesar do número baixo de vendas, o ambulante Geraldo Rosário comemora o retorno da Lavagem."Não tá do jeito que a gente espera, mas estamos indo bem. Estou há 20 anos trabalhando na Lavagem do Bonfim, quando não teve a festa chorei e foi um baque muito grande. Agora é renascer, estou recomeçando", disse ao Bnews.

A lavagem das escadarias é a segunda maior manifestação popular da Bahia, atrás apenas do Carnaval.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp