Geral

Natal Solidário: Saiba como adotar a cartinha de uma criança pelos Correios

Imagem: Divulgação
Diversas crianças fazem pedidos para o Papai Noel via Correios  |   Bnews - Divulgação Imagem: Divulgação
Franciely Gomes

por Franciely Gomes

[email protected]

Publicado em 19/12/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

O natal é um período mágico para as crianças. Há mais de 30 anos, o Correios promove uma ação solidária de arrecadação de cartas endereçadas ao Papai Noel, que acabam sendo apadrinhadas por diversos voluntários espalhados pelo Brasil e já entregou presentes para mais de seis milhões de crianças carentes.

Os pedidos variam muito, mas os brinquedos como bolas, bonecas e carrinhos de controle remoto, são campeões. Roupas, calçados e material escolar também lideram a lista. Essa semana, um influenciador viralizou no TikTok após ler uma das cartinhas e comover os internautas.

O pedido foi feito por uma garotinha de nove anos, que mora com o pai e a avó. Entretanto, o que mais surpreende ao longo da carta é que ela pede uma bicicleta da Frozen para a irmã, deixando claro que a prioridade é ajudar sua família. Por fim, ela avisa ao Papai Noel que, caso ele lembre, ela também quer uma boneca para ela.

@victor.chico2 Fui ler as cartinhas pro #papainoel do Correios e to 😭😭😭😭 #foryou♬ som original - Victor Chico

“A ação começou por iniciativa dos empregados dos Correios que doavam presentes às crianças que escreviam cartinhas endereçadas ao Papai Noel. Com o passar dos anos, a ideia se tornou uma campanha que reúne esforços da empresa e da sociedade na adoção de milhares de cartas com pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social”, informou o Correios.

Vale lembrar também que as crianças precisam estar matriculadas no colégio para participarem da campanha. “A ação disponibiliza cartas de crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, independentemente da idade, de escolas públicas, creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, bem como as cartas enviadas por crianças da sociedade, com até 10 anos de idade”, reforçaram.

Voluntária há dois anos, Maria Julia de Oliveira conheceu a ação através de sua irmã mais velha, que levou a família para escolher uma cartinha especial. “Fomos lá no Comércio, onde tem um ponto do Correio, e escolhemos as cartas. A gente foi lendo e os pedidos que mais encantaram foram escolhidos”, contou.

“Eu escolhi a carta de uma menina que tinha pedido uma necessaire de maquiagem e eu achei muito fofo, a forma como ela escreveu foi muito lindinho e eu me reconheci muito nela, porque eu sempre fui muito vaidosa. Aí eu falei: ‘Ah eu quero fazer isso por ela’ e escolhi a cartinha”, completou.

A modelo também ressaltou a importância da experiência. “Foi tudo muito prazeroso, ir lá com todo o carinho, procurar um presente que se adequasse a ela e  a sensação de poder manter viva na criança a chama da magia do Natal, que isso foi algo que eu sempre acreditei muito e ter a chance de fazer isso por elas é muito massa”, disse.

Para participar e ajudar uma criança neste Natal, basta se dirigir a uma das agências participantes da campanha, da sua cidade,  ou acessar o endereço https://blognoel.correios.com.br para fazer a adoção de  cartinhas online. No site é possível encontrar as datas, endereços e horários de funcionamento dos pontos de adoção e entrega de presentes. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp