Geral

Máquina que compra celular usado e faz Pix na hora faz sucesso em shopping

Divulgação / TrocaFone
Máquina TrocaFone está disponível no Carrefour Pinheiros e no Shopping Bourbon  |   Bnews - Divulgação Divulgação / TrocaFone

Publicado em 26/05/2022, às 16h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A nova tecnologia promete facilitar a vida de quem quer vender o celular. Instalados pela Startup Trocafone, as máquinas verificam o aparelho usado e fazem uma proposta. Se a pessoa estiver de acordo com o valor, o sistema executa um Pix na mesma hora.

Atualmente, estão disponíveis no Carrefour Pinheiros e no Shopping Bourbon, em São Paulo, mas a empresa espera um rápido aumento de novos endereços nos próximos seis meses. Espera-se a compra de 10 mil máquinas neste espaço de tempo.

Também é possível fazer apenas o orçamento do smartphone, saber quanto custa no mercado ou doar celulares mais antigos para reciclagem. A máquina paga R$ 20 por qualquer aparelho, mesmo sem condições de uso.

"Nascemos de uma necessidade real das pessoas e nosso objetivo é propagar uma cultura que preze pelo padrão de consumo sustentável e por uma forma de viver mais consciente", explica Guille Freire, CEO da Trocafone.

Como funciona

  • O cliente preenche dados de identificação pessoal e do aparelho
  • A máquina usa uma câmera para avaliar o display do aparelho
  • O cliente conecta o smartphone no cabo USB, para a avaliação de critérios como modelo, capacidade, etc
  • A máquina define o valor de venda, exibido no painel
  • Caso o cliente concorde, o compartimento onde o celular está conectado se fecha
  • O sistema efetua o Pix na conta cadastrada pelo cliente
  • Caso seja necessário algum tipo de ajuda, um QR code na máquina aciona um serviço de atendimento 

Para garantir a segurança da venda, a máquina verifica o IMEI do aparelho, consta se há alguma ocorrência na black list ou se o iCloud está bloqueado, por exemplo. E o processo só é realizado se o cliente conseguir acessar a funcionalidade do smartphone, o que confirma que o aparelho realmente pertence a ele.

Para quem prefere uma negociação tradicional, com um atendente, a Trocafone também tem mais de 15 quiosques espalhados pelo país.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp