Geral

Novo golpe na praça: confira modalidade que tem motoristas como principal alvo

Reprodução/Pixabay
Mensagens que circulam nas redes sociais alertam para novo golpe contra motoristas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 20/01/2023, às 09h29   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Bandidos que clonam controles de garagem e utilizam documentos deixados no porta-luvas para identificar residências e posteriormente assaltá-las. Este são os relatos de uma nova modalidade de golpe que tem assustado motoristas que deixam seus veículos em valets que disponibilizam o serviço de manobrista.

Em mensagens que circulam nas redes sociais, de acordo com o UOL, as narrativas apontam que os manobristas, ao encontrar o controle remoto de portão no carro, substituem o item por um "clone", além de buscar documentos que podem indicar o endereço do dono do veículo.

Um dos motoristas relatou, à reportagem, que tinha o hábito de deixar, no veículo, o controle da garagem, o manual do proprietário e a nota fiscal das revisões que fazia do carro. De acordo com ele, de posse dessas informações, os criminosos conseguiram entrar no prédio. Porém, também segundo a mesma fonte, não teve nenhum objeto furtado dentro da residência.

Mas, apesar dos sustos e relatos, especialistas em segurança pública defendem que não se deve "entrar em pânico" quando se utiliza o serviço de manobrista, pois os casos são considerados excepcionais.

"Relatos assim são sempre importantes como alerta. Entretanto, destaco que a forma como casos costumam ser propagados, a exemplo deste, e especialmente em grupos, merecem análise cautelosa, na tentativa de identificar e entender a realidade. Não podemos generalizar e, tampouco, afirmar que, hoje em dia, seja comum a formação de quadrilha entre manobristas", disse à publicação o agente e instrutor da Polícia Federal, Fábio Henriques.

"Ao meu ver, acho muito difícil de acontecer em um serviço sério de valet. Hipóteses para o caso incluiriam, por exemplo, a cooptação de funcionários pela criminalidade, ou que o próprio bandido consiga atuar por conta. O que existe são serviços falsos. Aí sim, estes devem ser identificados pelos condutores para não serem utilizados", acrescentou.

Cuidados

Para evitar problemas, o motorista deve evitar deixar bens e informações pessoais à disposição de qualquer um que possa ter acesso ao carro. Ademais, os condutores sempre devem atentar-se quanto à procedência, seriedade e autenticidade dos serviços de valet, pois existem serviços falsos.

Uma terceira dica é: antes de tomar algum tipo de serviço, o condutor deve analisar riscos. Por outro lado, os bens que não podem podem ser retirados do carro devem ser registrados, de preferência com foto, antes dele ser entregue aos prestadores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp