Geral

Olimpíadas Paris: Artista plástico baiano celebra exposição durante abertura dos jogos e destaca "emoção"

Divulgação
Exposição está prevista para acontecer entre os dias 10 e 24 de junho  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Luiz Guilherme

por Luiz Guilherme

[email protected]

Publicado em 05/06/2024, às 17h46



Conhecido como 'Pintor dos Orixás', o artista plástico baiano, Ed Ribeiro irá expor suas obras na mostra 'Ecos dos Orixás', que contém alguns aspectos que registram um elo cultural entre as heranças brasileiras que perpassam as origens africanas, indígenas e europeias.

Produzida por Foteini Foteinaki, a exposição gratuita irá acontecer entre os dias 10 e 24 de junho, durante a abertura dos jogos olímpicos, no prédio histórico 59 Rue de Rivioli, em Paris.

Acompanhe a cobertura do BNews nas Olimpíadas de Paris!

Cientista brasileiro, Paulo Rufino mora desde 2010 na Europa. De acordo com ele, a mostra tem como objetivo construir por meio da arte e momentos de debates, respeito e informação pelas influências de diversas culturas, específicamente a africana, o que gerou alguns aspectos culturais e sociais da América Latina.

Conheci o Ed Ribeiro por meio de uma amizade em comum em 2017, e desde então somos amigos. Ele é um artista muito sensível, sendo uma sensibilidade nascente da espiritualidade, só pinta quando a religiosidade manda e traz a inspiração, e isso faz com que o trabalho dele seja tão diferenciado. Idealizamos juntos o ‘’Ecos dos Orixás", disse o cientista.
O nosso intuito é esclarecer por meio do diálogo artístico, conceitos que perpetuam até os dias atuais, sobretudo, o racismo religioso.Tudo isso acontecendo em uma cidade tão rica em cultura como Paris, que recebe milhares de pessoas ao longo do dia, na charmosa Galeria 59 Rivoli, próxima do Louvre e também logo mais ao lado do Rio Sena", completou.

Idealizador da técnica única de 'derramamento de tintas", que consiste em derramar a tinta de maneira fluida numa superfície horizontal, Ed Ribeiro coleciona reconhecimentos internacionais com esse método inovador, que lhe rendeu premiações ao redor do mundo.

De acordo com o baiano, é uma grande emoção expor suas obras em um momento tão importante mundialmente.

Conseguir o melhor lugar, na melhor época que é a pré-Olimpíadas. Que o mundo está com os seus olhos voltados para a capital da França. A emoção que sinto é tamanha, que às vezes acredito não ser real expor em um lugar histórico que conheci em 2010, e que recebe milhares de pessoas ao longo do dia. Devo tudo isso à minha fé, é importante acreditar nela", contou.

Inspirada na ancestralidade brasileira, o projeto cria uma arte entre diálogo e paz, fazendo com que esse eco seja transmitido pela linguagem oral, principalmente pela linguagem oral africana, fazendo a prevenção dessa espiritualidade que sobreviveu aos contextos históricos e sociais vivenciados.

Além disso, ‘’Eco dos Orixás’’ também representa a união de elementos multiculturais, contando com a presença de Ed Ribeiro, que terá exposta 10 obras, mas também dos seus convidados, a fotografa Stéphane Munnier, o músico Altay Veloso e arquiteto e cenógrafo brasileiro, Humberto Macedo.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)