Geral

Onda de calor vai levar Brasil a altas temperaturas nos próximos dias; saiba detalhes

Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Temperaturas elevadas devem seguir nas regiões até, pelo menos, o dia 15 de março  |   Bnews - Divulgação Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 12/03/2024, às 06h38


FacebookTwitterWhatsApp

Uma forte onda de calor vai elevar as temperaturas na região centro-sul do Brasil nos próximos dias. Uma "bolha de calor" formada no Paraguai e norte da Argentina se aproxima do país. Espera-se uma sensação térmica de 37ºC em São Paulo.

De acordo com o Uol, o fenômeno começa quando uma massa de ar quente é formada em uma área de alta pressão atmosférica, ou seja, onde a coluna de ar é maior e portanto "mais pesada".

O centro de um sistema como esse foi identificado se formando entre o Paraguai e o norte da Argentina. Lá, os termômetros poderão alcançar marcas de 43ºC a 45ºC. Como a massa de ar quente se expande verticalmente, ela atinge as regiões vizinhas, onde estão os estados do centro-sul do Brasil.

Segundo o MetSul, as regiões mais afetadas no Brasil serão o oeste da região Sul, sudoeste de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. O ar quente e seco também vai atingir o sul de Mato Grosso, o Triângulo Mineiro e o interior de São Paulo. O Nordeste não deverá ser afetado.

De acordo com o Climatempo, as temperaturas elevadas devem seguir nas regiões até, pelo menos, o dia 15 de março. Em algumas áreas, a onda de calor será "prolongada", de até 10 dias, e o calor excessivo pode se estender até o fim do verão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp