Geral

Paciente perde testículo após erro em cirurgia e médico é condenado a pagar bolada em indenização

Divulgação | iStocka
Paciente relatou no processo que precisou ser operado para correção de hérnia inguinal do lado esquerdo  |   Bnews - Divulgação Divulgação | iStocka
Alex Torres

por Alex Torres

Publicado em 10/02/2026, às 15h50 - Atualizado às 16h29



Um médico, que não teve a identidade revelada, foi condenado a indenizar um paciente após um erro durante a cirurgia que resultou na perda de um testículo. A pessoa faria um procedimento de correção de hérnia, mas a operação foi realizada do lado errado do corpo e causou a amputação. 

De acordo com a decisão da Justiça de Minas Gerais, o médico deverá uma quantia de R$ 50 mil por danos morais e R$ 8 mil por danos estéticos ao paciente. Os nomes dos envolvidos e as datas dos procedimentos não foram divulgados. O caso tramita em segredo de justiça.

O paciente relatou no processo que precisou ser operado para correção de hérnia inguinal do lado esquerdo. No entanto, o procedimento foi realizado no lado direito, sendo necessário um segundo procedimento do lado correto. Durante a nova cirurgia, ele teve um bloqueio do fluxo sanguíneo do testículo. 

A situação fez com que fosse necessário uma terceira cirurgia para a amputação de um dos testículos. Inicialmente, o médico foi condenado a indenizar o paciente, mas ambos recorreram. A vítima desejava aumentar o valor de indenização porque, segundo ele, ficou infértil após as cirurgias.

Segundo o médico, entretanto, a falha durante o procedimento seria algo coletiva e não somente culpa individual. No entanto, o relator do caso manteve a decisão da primeira instância. O desembargador Fernando Caldeira Brant afirmou que a indenização era adequada e que o paciente já possuía questões hormonais que alteravam a função reprodutiva. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)