Geral

Porta-bandeira da Portela denuncia abordagem racista em aeroporto; veja vídeo

Reprodução/Redes sociais
Vilma Nascimento, porta-bandeira lendária da Portela, teria sido acusada de roubo em aeroporto  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 23/11/2023, às 20h21   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A família da ex-porta-bandeira da Portela, Vilma Nascimento, de 85 anos, denunciou nesta quinta-feira (23) que a idosa foi vítima de uma abordagem racista no aeroporto de Brasília (DF) na última terça (21). Na ocasião, ela retornava ao Rio de Janeiro após ser homenageada na Câmara dos Deputados, no contexto de celebração do Dia da Consciência Negra.

Através das redes sociais, a filha de Vilma, Danielle Nascimento, contou que ela e a mãe decidiram comprar chocolates antes de embarcar no voo. No entanto, após o pagamento, foram abordadas por uma fiscal.

As duas foram acusadas de ter pego um produto sem pagar. Segundo Danielle, a fiscal recebeu uma informação pelo rádio de que deveria revistar a bolsa de Vilma, e que ambas passaram pelo procedimento no meio da loja, na frente de outras pessoas.

Danielle descreveu a situação como “humilhante, que não deveria existir mais no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo”. Ela ainda contou que a mãe “ficou surpresa, revoltada e envergonhada” e que tentou acionar a polícia, mas sem sucesso, pois tive que correr para o portão de embarque para não perder o voo.

“Foi uma humilhação que nem eu, nem a minha mãe imaginávamos passar nessa vida. Estamos tristes e traumatizadas até agora. Foi um absurdo! Cheguei a perguntar se ela estava fazendo isso conosco por causa da nossa cor”, detalhou a filha da ex-porta-bandeira.

Segundo o neto de Vilma, Bernard Nascimento, os funcionários da loja não pediram desculpa para a avó e que ela ficou bastante abalada. 

“Na aeronave, a aeromoça percebeu que elas estavam bem agitadas e chorando, e até ofereceu água. Na terça-feira, minha avó ia chegar no Rio e ia direto para um jantar na casa da [cantora] Alcione para comemorar o aniversário [da artista]. E ela nem conseguiu ir. Ontem, ela não amanheceu bem, estava com a glicose alta. Eu tive de levá-la para a minha casa”, relatou Bernard.

De acordo com informações da Agência Brasil, a família registrou a ocorrência nesta tarde na polícia e disse que pretende fazer uma denúncia na Justiça.

Solidariedade

O cantor e compositor Paulinho da Viola usou as redes sociais para demonstrar seu repúdio ao episódio envolvendo Vilma Nascimento.

"Vilma Nascimento, eterna porta-bandeira da Portela, foi vítima de um ato inaceitável numa loja do aeroporto de Brasília. Foi obrigada a abrir sua bolsa na frente de todos para provar que não havia furtado nenhum produto. Foi com dor e indignação que vi o vídeo dessa cena lamentável, onde Vilma, constrangida, mostra seus pertences e se explica para uma funcionária. Apesar de todos os esforços que temos feito para combater esse preconceito, ele acontece diariamente toda vez que uma pessoa é agredida, humilhada, constrangida e ferida dessa maneira. Eu também me sinto ferido. Sinto muito, querida Vilma, sinto mesmo. Você é muito maior que tudo isso", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp