Geral

Quanto ganha uma família de classe média alta no Brasil? Descubra se você se encaixa

Ilustrativa / FreePik
Classe média alta no Brasil pode ser definida a partir de diversos fatores  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / FreePik
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 16/05/2025, às 05h30



A estratificação social enxerga diferentes camadas da hierarquia de uma sociedade, avaliando indivíduos de diversos grupos, a exemplo a classe média, que pode ser dividida ente classe média alta e classe média baixa. Esse conceito pode variar de acordo com a região e estilo de vida das pessoas.

Afinal, qual é a renda necessária para uma pessoa se encaixar como classe média alta?

Para definir a classe média alta no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisou que a renda média mensal de uma família que se encaixa neste padrão hierárquico costuma ser bem maior que o salário-mínimo vigente. Em 2025, ter uma renda mensal superior a R$ 20.000 pode classificar uma pessoa para esse grupo caso morem em centros urbanos, podendo diminuir se viverem em cidades do interior.

No entanto, para fazer essa classificação, a renda não é o único parâmetro para avaliar posições sociais. Fatores como educação, ocupação e patrimônio também acabam pesando nesta balança de benefícios, além dos meios em que a pessoa circula.

A desigualdade social fica gritante ao comparar uma pessoa que ganha um salário-mínimo, as vezes menos que isso, a um indivíduo que pertence a classe média alta no Brasil, e possui uma estabilidade econômica que garante seu lugar no topo desta pirâmide coletiva.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)