Geral

Ranking dos melhores cientistas do mundo tem 980 brasileiros; saiba detalhes

Reprodução/EPTV
Portal acadêmico 'Research.com' divulgou ranking internacional com profissionais de diversas áreas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/EPTV

Publicado em 25/07/2023, às 16h29   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Um ranking divulgado pela plataforma acadêmica "Researche.com" aponta que mais de 200 professores da Universidade de São Paulo (USP) estão entre os melhores cientistas do mundo. Ao todo, 980 cientistas foram classificados.

De acordo com a plataforma, a iniciativa de listar os cientistas tem como objetivo inspirar acadêmicos, empresas e órgãos administrativos para examinar para onde os principais especialistas estão indo. A posição de cada pesquisador foi baseada no chamado D-index (Discipline H-index), que considera exclusivamente número de artigos e quantidade de citações para cada disciplina examinada, segundo a agência Fapesp.

No ranking, a USP ocupou uma posição de destaque na área de Química com 32 professores entre os mais citados do mundo. Biologia e Bioquímica foi a segunda área com mais professores da USP classificados, sendo 28 pesquisadores.

Já na área de Negócios e Administração, a USP foi a única instituição brasileira a ter um pesquisador no ranking. Além disso, no ranking das melhores universidades por área e por país, a universidade foi a primeira instituição brasileira em 16 áreas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp