Geral

Saiba quais apagões marcaram a história do Brasil

Arquivo / Agência Brasil
Bnews - Divulgação Arquivo / Agência Brasil

Publicado em 15/08/2023, às 10h30 - Atualizado às 10h30   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A manhã do dia 15 de agosto de 2023 foi de caos em vários estados brasileiros, principalmente, no Norte e Nordeste. Até o momento, estima-se que a interrupção do serviço de energia elétrica atingiu estados do Norte, Nordeste e Sudeste.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga nessas regiões. O ministério explicou ainda que a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

Além disso, a pasta informou também que o ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Mas esse não foi um apagão isolado na história do país. Saiba quais blackouts mais marcaram o Brasil:


1 - Apagão de 2020 no Amapá
No dia 3 de novembro de 2020, a principal subestação do estado do Amapá pegou fogo, causando o corte no fornecimento de energia para 90% da população do estado. O acontecido deixou cerca de 765 mil pessoas sem energia elétrica por mais de 10 dias. O caso foi tão grave que as eleições municipais da capital Macapá tiveram de ser adiadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

2 - Apagão de 2018 no Norte e Nordeste
Aconteceu no dia 21 de março de 2018 e atingiu todas as regiões do país, com maior intensidade e duração no Norte e Nordeste. No total, 70 milhões de pessoas foram afetadas. O motivo foi uma falha na linha de transmissão ligada à usina de Belo Monte, no Pará, que não suportou um aumento de carga.

3 - Apagão no Brasil em 2013
Aconteceu logo após queimada realizada em uma fazenda na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. O apagão foi no dia 28 de agosto de 2013 e atingiu nove estados nordestinos. O blecaute provocou o desligamento de duas linhas de transmissão paralelas e totalizou um corte de carga de 10.900 megawatts.

4 - Apagão de 2011
Uma falha na subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, divisa do Pernambuco com a Bahia, resultou em 90% do Nordeste sem luz do dia 3 de fevereiro até a madrugada do dia 4 deste ano. Somente o Maranhão ficou de fora. 47,7 milhões de pessoas foram afetadas.

5 - Apagão de 2009
Aconteceu no dia 10 de novembro de 2009 e atingiu cerca de 90 milhões de pessoas. O motivo foi uma falha nas três linhas de transmissão provenientes da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Além do Brasil, 90% do território do Paraguai também ficou sem energia.

6 - Apagão de 2002
O apagão registrado em 21 de janeiro de 2002, atingiu a região Centro-Sul do Brasil. Neste blackout, pelo menos 10 estados ficaram sem energia elétrica. São Paulo foi o mais atingido, com 84% da população sem energia por cerca de 4 horas. A causa foi o rompimento no cabo da linha de transmissão de energia que liga a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira à subestação de Araraquara, no interior de São Paulo.

7 - O que foi o apagão de 2000?
A estiagem prolongada provocou uma redução drástica dos níveis dos principais reservatórios de água no país trazendo à tona a famosa 'crise do apagão'. O governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) teve de elaborar um plano de racionamento para gerenciar a crise. Foi estabelecida uma meta de economia de 20% no consumo energético e consumidores que não atingissem este valor veriam sua conta de luz mais cara. O racionamento acabou em 2002 e as regiões Sudeste e Nordeste foram as mais afetadas na época.

8 - Apagão de 1999 atingiu 76 milhões de pessoas
No dia 11 de março de 1999 mais de 11 estados brasileiros ficaram sem energia elétrica após uma falha na subestação na cidade de Bauru, interior de São Paulo. O blecaute de 1999 atingiu 76 milhões de pessoas.

9 - Apagão de 1985
Foi em 1985 e atingiu toda a região Centro-Sul do país. Mais de 12 milhões de pessoas em oito estados brasileiros incluindo o Distrito Federal ficaram sem energia. O dia 17 de setembro daquele ano foi considerado o maior apagão ocorrido no Brasil, até ser superado 14 anos depois pelo blecaute de 1999.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp