Geral

Sem-teto passa em concurso e assume cargo em prefeitura: "Não quero mais a rua"

Reprodução/TV Vanguarda
De acordo com o sem-teto, alcoolismo e depressão foram os motivos que o levaram a situação de rua  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Vanguarda

Publicado em 04/11/2022, às 22h17 - Atualizado às 22h18   Cadastrado por José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

Ranulfo Costa, 60 anos, que estava em situação de rua desde 2017, foi aprovado em um concurso da prefeitura de Taubaté, interior de São Paulo. Costa recebeu auxílio de projetos públicos para se preparar para a prova e se inscreveu para concorrer a uma das vagas abertas pela administração do município. 

O homem, em entrevista à TV Vanguarda, contou que o alcoolismo e a depressão foram os grandes fatores que o levaram para as ruas. Devido ao tratamento para a doença, ele se reabilitou e concorreu à vaga. "Bebida, rotina, depressão. Tem momentos que a gente achava que ninguém pensava na gente, longe da família". 

O morador de Taubaté começou o trabalho como pintor na última segunda-feira (31) e posou com as profissionais que o ajudaram, que são parte do Centro de Referência Especializado — mais conhecido como Centro Pop — e da SEDIS (Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social).

Já ao falar dos planos para o futuro, Costa relatou que quer se reconectar com os filhos e montar a própria casa. Já sobre o momento que descobriu a aprovação, ele afirma ter dado quase que um salto mortal, “que nem um moleque”. 

“Quando a assistente social me procurou, puxa vida, foi uma alegria imensa, fiquei muito feliz. Primeiro, quero arrumar uma casa, não quero mais rua. Meu segundo projeto é auxiliar meus filhos no que eu puder e o terceiro é terminar minha velhice em paz”. 

Segundo uma publicação feita pela própria prefeitura, o homem ficou na 10ª colocação do concurso público realizado no início do ano pela Administração Municipal. Além dele, mais dois homens em situação de rua foram aprovados para vagas de gari e cuidador. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp