Geral

SMS convoca beneficiários do Auxílio Brasil para acompanhamento obrigatório de saúde

Jefferson Peixoto/Secom
Crianças, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes devem comparecer nos postos de saúde, cujo atendimento é das 8h às 17h  |   Bnews - Divulgação Jefferson Peixoto/Secom

Publicado em 06/12/2022, às 21h16   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) convoca os beneficiários do Auxílio Brasil para a realização do acompanhamento obrigatório de saúde. Os atendidos pelo programa têm até 30 de dezembro deste ano para cumprir as exigências do Governo Federal e evitar o bloqueio do benefício. Essa exigência aponta estratégias do governo para fazer um "pente-fino" no Programa.

Em Salvador, a adesão ainda é considerada baixa. Dos 281 mil beneficiários que precisam cumprir a exigência, apenas 78 mil já realizaram o acompanhamento obrigatório, o que representa menos de 28% do público elegível, de acordo com informações do portal G1/Bahia.

Crianças de zero a sete anos, mulheres de 14 a 44 anos e as gestantes devem comparecer, das 8h às 17h, em um dos 166 postos de saúde da rede municipal. Os documentos necessários são o cartão do Auxílio Brasil (com Número de Identificação Social – NIS), a Caderneta da Criança e o Cartão da Gestante.

Os responsáveis devem levar as crianças menores de sete anos para tomar as vacinas indicadas pelo Ministério da Saúde, além de passarem por avaliação de peso e altura, para acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento. Esse acompanhamento precisa ser feito, no mínimo, duas vezes por ano.

As famílias que descumprirem os compromissos assumidos com o programa Auxílio Brasil podem sofrer efeitos gradativos, que vão desde advertência, bloqueio, suspensão e até o cancelamento do benefício.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp