Geral

Tempestade deixa 2 mil pessoas mortas outras 10 mil desaparecidas na Líbia

Reprodução/X
Ministro da Aviação Civil da Líbia diz que número de mortos pode ultrapassar os 2,5 mil  |   Bnews - Divulgação Reprodução/X

Publicado em 12/09/2023, às 10h59   Filipe Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

A tempestade que causou o rompimento de duas barragens no nordeste da Líbia deixou, até o momento, 2 mil pessoas mortas e outras 10 mil desaparecidas. O rompimento gerou enchetes que atingiu o país no último domingo (10). 

De acordo com o ministro da Aviação Civil, Hichem Chkiouat, a tempestade Daniel fez desaparecer 25% da população da cidade de Derna, local mais atingido pelas enchetes. "Muitos edifícios desabaram. Os corpos estão por toda parte, na água, nos vales, sob os edifícios”, disse Chkiouat.

O chefe do governo apoiado pelo parlamento oriental da Líbia, Osama Hamad, descreveu a situação como “catastrófica e sem precedentes”, de acordo com um relatório da organização de notícias estatal Agência de Notícias da Líbia (LANA).

Além de Derna, foram atingidas também as cidades de Benghazi, Sousse, Al Bayda e Al-Marj, entre outras. A Líbia pediu ajuda internacional para se recuperar da tragédia. Estados Unidos e Turquia enviaram aviões com suprimentos para o país africano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp