Geral

Um estupro a cada 8 minutos: Brasil registra 34 mil casos no 1ª semestre, aponta relatório; confira

Foto de Nadine Shaabana na Unsplash
Na Bahia, o crescimento do número de casos de violência sexual foi de 19%  |   Bnews - Divulgação Foto de Nadine Shaabana na Unsplash

Publicado em 13/11/2023, às 17h55   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Uma mulher ou menina foi vítima de violência sexual a cada 8 minutos no 1ª semestre de 2023. Isso é o que diz o relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apontou um crescimento de 14,9% no número de casos de estupro entre o registrado para o mesmo período no ano passado.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com o relatório, os feminicídios e homicídios com vítimas do sexo feminino também tiveram crescimento no mesmo período, com elevação de 2,6%. Na Bahia, o aumento do número de casos de violência sexual foi de 19%. 

Reprodução
Reprodução/ Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Os pesquisadores destacam que os dados correspondem aos registros de boletins de ocorrência em delegacias de Polícia Civil e, portanto, podem ser ainda maiores por conta de subnotificações de casos de violência sexual. 

Porém, apesar do aumento no número de casos de violência contra a mulher, a Bahia registrou uma queda nos feminicídios neste ano de 2023.

Entretanto, os especialistas explicam que, como a lei do feminicídio é relativamente nova (de 2015), os Estados talvez enfrentem dificuldade na tipificação correta do crime, definindo como homicídio comum. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp