Geral

Especialista dá dicas indispensáveis para quando o celular pegar fogo

Reprodução Internet
Celular quente e bateria estufada são sinais de superaquecimento e incêndio iminente  |   Bnews - Divulgação Reprodução Internet

Publicado em 18/03/2023, às 17h32   Cadastrado por Rafael Albuquerque



Alguns fatores podem ser propícios para que o aparelho celular pegue fogo. As altas temperaturas e o uso constante podem causar o fogo, o que certamente assusta os consumidores. 

Alguns hábitos são estimuladores do superaquecimento eletrônico e contribuem para esta perigosa situação — como usar aplicativos pesados (jogos, GPS, chamadas de vídeo), deixar o celular no carro em dias quentes ou colocá-lo sob luz solar direta.

Especialistas alertam que é preciso cautela ao deparar-se com fumaça saindo do dispositivo ou em chamas. O indicado é evitar danos maiores ou até acidentes graves.

O que fazer se o celular pegar fogo

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal explicou ao TechTudo qual seria o passo a passo nas situações que envolvem smartphone em chamas:

Caso o aparelho precise ser retirado do local onde está e manuseado, proteja as mãos com uma toalha grande ou luvas.

Coloque o celular em um local seguro rapidamente, longe de materiais que possam incendiar — no piso, por exemplo — e mantenha distância.

Se o dispositivo estiver conectado à tomada, nunca jogue água. Essa ação pode levar a choque elétrico. A forma correta de intervir no incêndio com segurança é fazer o desligamento da rede elétrica da edificação.

O extintor de incêndio é um aliado e pode ser usado para apagar as chamas.

Cuidado para não inalar os gases tóxicos que são liberados durante a combustão, eles são nocivos.

Em caso de emergência, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.

Sinais de que o celular pode pegar fogo

Em alguns casos, o celular dá sinais de que algo pode vir a acontecer por causa da alta temperatura empregada no aparelho. Por isso, ao perceber que o dispositivo está muito quente ou apresenta estufamento, desligue-o e deixe-o em um local bem arejado, sobre uma superfície que não tenha risco de incendiar (como pedras ou madeiras grossas). Assim que possível, leve-o para a assistência técnica.

Há que se ter cuidado quando usar celular conectado à tomada. Se o aparelho esquentar enquanto carrega, deixe-o completar o ciclo para voltar a utilizá-lo e dê preferência aos carregadores originais ou homologados. Outra dica é evitar deixar o celular carregando em cima de materiais inflamáveis, como colchão, e jamais cobri-lo com itens como travesseiros e almofadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp