Geral

VÍDEO: Motorista flagra crianças sendo conduzidas de forma perigosa em motocicleta; confira

Reprodução/Redes Sociais
As crianças estavam sem capacete ou qualquer outro tipo de proteção  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 01/11/2023, às 18h27   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Um motorista foi surpreendido na tarde desta quarta-feira (01), ao flagrar duas crianças sendo conduzidas de forma irregular nas imediações da Brasilgás, sentido Pirajá. Ao perceber a situação de risco, o condutor do veículo, junto com o passageiro, passou a registrar as imagens que mostram as menores na garupa da motocicleta. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

As crianças estavam sem o capacete ou qualquer equipamento de segurança, e usavam chinelos e roupas curtas. Além disso, há o excesso de lotação, já que a motocicleta é para o uso de apenas duas pessoas (condutor e passageiro). 

Danilo Oliveira, presidente da Comissão Especial de Trânsito da OAB-BA alerta, ainda, para uma outra possível infração na condução das crianças, já que a legislação brasileira prevê que apenas maiores de 10 anos podem ser conduzidas em motocicletas, desde que elas possuam condições de cuidar da própria segurança. 

“Tivemos uma recente alteração no Código de Trânsito e, aparentemente, uma das crianças é menor de 10 anos”, adverte Oliveira. 

Nesses casos, a infração é gravíssima, e tem como penalidade multa de R$ 293,47 e suspensão do direito de dirigir, além de gerar sete pontos na CNH. 

O presidente da comissão especial ainda traz um alerta sobre o boletim epidemiológico emitido pelo DataSus, que considera que o transporte por motocicletas é um dos modais de trânsito que mais matam ou incapacitam pessoas. 

“Cada pessoa que é vítima de um sinistro de trânsito envolvendo motocicletas atinge, em média, outras 5 pessoas, já que se tem uma relação direta com os familiares da vítima que, muitas vezes, usam a moto para exercer algum tipo de profissão ou se deslocar para o trabalho”, explica Oliveira, que reforça que a situação é tratada como uma epidemia há mais de cinco anos pelo sistema de saúde. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp