Geral

VÍDEO: Temporal gera mortes, desabamentos e fechamento de estradas em SP; veja números

ivulgação/Prefeitura de São Sebastião//Divulgação/Defesa Civil de São Sebastião//Divulgação/Prefeitura de Ilhabela
O último fim de semana em São Paulo gerou mais de 30 vítimas fatais  |   Bnews - Divulgação ivulgação/Prefeitura de São Sebastião//Divulgação/Defesa Civil de São Sebastião//Divulgação/Prefeitura de Ilhabela

Publicado em 20/02/2023, às 07h19 - Atualizado às 07h20   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Em pleno período de comemoração com a retomada do Carnaval em vários cantos do Brasil, várias famílias têm sofrido em estado de aflito desde o último fim de semana. Isso porque, devido às fortes chuvas no estado, pelo menos 36 pessoas morreram. Além desse número, dezenas de paulistas ficaram desabrigados neste domingo (19), sobretudo no litoral de São Paulo. 

Alagamentos e deslizamentos foram originados pelas tempestades em vários cantos do estado localizado no sudeste do Brasil. Trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoio chegaram a ser interditados, mas liberados por volta das 21h30. 

Assista:

De acordo com informações da Defesa Civil, o índice de chuva nas últimas 24 horas bateu a marca da expectativa para todo o mês de fevereiro em, no mínimo, três das quatro cidades do Litoral Norte: São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, região amplamente sofrida por causa dos temporais.

Dentro do Litoral Norte do estado, cerca de 35 pessoas morreram somente na cidade de São Sebastião e uma no município de Ubatuba, conforme informaram as prefeituras locais. Entre os relatos chocantes, uma das vítimas corresponde a uma menina, de 7 anos, após ser impactada por escombros provocados por uma pedra de duas toneladas em Ubatuba. 

O governo do estado, por sua vez, mencionou que mais de 550 pessoas deixaram suas casas no litoral. Segundo registros oficiais, 228 pessoas ficaram desalojadas, além de 338, que estão desabrigadas.

Veja: 

Cidades citadas, como Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, receberam o status de estado de calamidade, conforme mencionou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Para tentar coibir a situação dos desabrigados e dos desalojados, o governador Tarcísio de Freitas e o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, embarcaram neste domingo para São Sebastião. 

Quem deve comparecer ao litoral de SP é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (20), como forma de analisar os casos e tomar uma atitude referente às áreas atingidas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp