Geral

Você sabia que as baleias têm 'piolho'? confira detalhes

Reprodução / Instagram @ pedrohenriquetunes
Não só as baleias, como outros animais que vivem no mar possuem os parasitas.  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram @ pedrohenriquetunes
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 23/11/2023, às 17h51


FacebookTwitterWhatsApp

Engana-se quem pensa que piolho só tem em seres humanos. Os 'piolhos-de-baleia' são, na verdade, crustáceos da família Cyamidae que se associam exclusivamente aos cetáceos (baleias, botos, golfinhos e cachalotes). Apesar de serem animais diferentes, os piolhos e crustáceos são parasitas que vivem em regiões especificas nos seus hospedeiros.

Os piolhos-de-baleia podem atingir 25 milímetros, mas de acordo com o biólogo Pedro Henrique Tunes, eles podem ser até 50 vezes maiores que o piolho verdadeiro e possuem pares de pernas adaptados para segurarem nos hospedeiros. Além disso, tais parasitas não causam danos sérios à saúde dos cetáceos, desde que já não estejam previamente doentes.

De acordo com informações divulgadas pelo G1, esses piolhos, no geral, possuem uma reprodução interna, não contam com uma fase larval capaz de nadar e a maioria das espécies são específicas, ou seja, só ocorrem em uma espécie de cetáceos.

"Existem espécies de piolho-de-baleia ainda mais específicas, que são dependentes do sexo do animal, com machos e fêmeas sendo povoados por espécies distintas. Não se sabe exatamente o por quê dessa divisão, mas acredita-se que é por causa das relações sociais mesmo", diz Tunes.

Uma única baleia pode ter uma infestação de mais de 7.500 piolhos que, muitas vezes, irão viver associados às cracas presas no animal, mas isso varia de acordo com a espécie de cetáceo e a espécie de piolho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp