Informe

Mais qualificação, mais empregos: iniciativa da Viabahia capacita mulheres no interior do estado

Divulgação
Via Profissionalizante capacitou 31 mulheres em Amélia Rodrigues, 20% delas já estão trabalhando na concessionária  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/07/2023, às 14h11   Redação BNews



Primeira concessionária federal com certificação internacional em gestão de segurança viária, a VIABAHIA entende que o valor que uma empresa com a sua abrangência pode ter na sociedade ultrapassa os limites de sua área de atuação, que no seu caso são as rodovias.

Participantes do VIA profissionalizante contratadas para atuar na praça de pedágio

Pensando nisso, a concessionária trabalha em diferentes agendas para gerar algum tipo de impacto positivo para os 27 municípios baianos conectados por suas estradas. Uma dessas agendas é o projeto Via Profissionalizante, que leva oportunidade de qualificação profissional para os moradores do interior.

As participantes receberam certificação de conclusão do curso de capacitação

A capacitação teve início no final do ano passado, em Amélia Rodrigues, em uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA). Com uma turma composta apenas por mulheres, o programa reuniu 31 participantes e explorou competências e rotinas variadas como gestão, noções de financeiro e atendimento ao público.


O resultado não poderia ter sido mais positivo: após seis meses, 20% das alunas já tinham sido incorporadas ao quadro de funcionários da VIABAHIA para trabalhar nas cabines de pedágio em Amélia Rodrigues. A expectativa é que, conforme novas vagas forem abertas, mais alunas sejam contratadas.

Primeira turma do Via Profissionalizante foi composta somente por mulheres e explorou conhecimentos de gestão, financeiro e atendimento ao público

Moradora da cidade, Jirlane Nobre de Jesus Santos, de 24 anos, foi uma das contratadas. "Sou dedicada e guerreira. Um dos meus objetivos é garantir um futuro melhor para a minha família. Por isso, tenho expectativa de crescer dentro da empresa, passando e adquirindo conhecimento com meus colegas de trabalho", disse.


Diante do sucesso da iniciativa, a ideia é não parar por aqui. “Esse foi um projeto piloto. Queremos expandi-lo para outras cidades e torná-lo permanente”, afirma Viviane Rocha, gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da VIABAHIA.


Atualmente, 289 mulheres trabalham na concessionária. O número corresponde a 47% do total de funcionários da empresa.


Para saber mais e conhecer outros projetos da VIABAHIA, acesse www.viabahiasa.com.br

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp