Informe

Junho Verde: Veracel coloca sustentabilidade como aliada da competitividade de sua operação

Divulgação
Companhia trabalha com foco na conservação do meio ambiente, utilizando processos sustentáveis que aumentam a eficiência, geram redução de custos e promovem novos negócios  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 31/05/2023, às 15h45 - Atualizado às 15h55   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Em seu Relatório de Sustentabilidade de 2022, que acaba de ser divulgado, a Veracel Celulose destaca ações sustentáveis que beneficiam o meio ambiente ao mesmo tempo em que melhoram os resultados e a eficiência de sua produção. 


A companhia fechou o ano passado com resultados que demonstram essa premissa. Um exemplo foi a redução do uso específico de água nas atividades da fábrica, que, em 2022, foi o menor da história da empresa (20,5 m³/tsa). A companha também reduziu em 13% o uso de gás natural em seu processo de produção de celulose, sendo que a diminuição do consumo desse combustível de origem fóssil gera, como consequência, a redução da emissão de gases de efeito estufa.


“Reduzir o uso de recursos naturais na nossa operação não significa apenas um importante resultado ambiental, mas, em muitos casos, contribui diretamente para reduzir custos e aumentar a eficiência”, afirma Renato Carneiro, diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da companhia.


Carneiro destaca que o investimento em novas tecnologias é fundamental para a busca de inovações que contribuem para a economia do uso de recursos naturais e para o desenvolvimento de processos mais sustentáveis em todas as fases da produção, seja na plantação de eucalipto, na produção fabril de celulose ou no transporte final do produto.  Em 2022, a Veracel anunciou o investimento de cerca de R$20 milhões em todas as áreas da companhia justamente para buscar inovações e sinergias de processos.

Outro ponto importante que demonstra a matriz de sustentabilidade seguida pela empresa é a reciclagem. Nos últimos 10 anos, a reciclagem dos resíduos industriais da Veracel aumentou cerca de 30%, tendo atingido índices médios anuais próximos a 99%. No ano passado, a companhia conseguiu chegar a 100% de reaproveitamento de resíduos durante quatro meses: junho, setembro, outubro e novembro.

Os resíduos orgânicos – cascas de eucalipto e lodo biológico da estação de tratamento de efluentes da empresa – são transformados pela Veracel em adubo orgânico. Esse material é utilizado pela empresa em suas áreas florestais e de mata nativa, além de ser também comercializado para os produtores agrícolas da região. 

Cerca de 1.500 toneladas/mês de adubo orgânico são vendidas a preços competitivos e utilizadas na agricultura e na recuperação de áreas degradadas. Esse produto tem grande aceitação no mercado local e alta demanda por parte dos agricultores da região.

Na fábrica, a Veracel também aproveita o que poderia ser considerado lixo para gerar negócios para a economia da região. Bagaço de cana-de-açúcar e caroço de açaí, por exemplo, são produtos comprados pela Veracel de produtores locais e utilizados para gerar energia limpa na fábrica. Com a venda desses materiais, os produtores da região rentabilizam ainda mais suas produções e o reaproveitamento desses resíduos evita o aumento do volume de materiais que iriam para aterros sanitários.

A queima desses resíduos na caldeira da fábrica contribui para manter a empresa autossuficiente energeticamente e ainda gera lucro: a venda de energia já é a segunda fonte de receita da empresa de celulose. A quantidade de energia exportada no ano equivale ao consumo de uma cidade de mais de 50 mil habitantes.

Outras informações sobre os benefícios da operação da companhia para a região Sul da Bahia podem ser consultados no Relatório de Sustentabilidade, disponível no site da empresa www.veracel.com.br/sustentabilidade.

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.

Este conteúdo não reflete a opinião do site BNews e é de inteira responsabilidade do autor

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp