Infraestrutura

Após chuvas, prefeitura autoriza contenções de encostas no Marotinho

Publicado em 08/05/2015, às 16h36   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto esteve nesta sexta-feira (08) no Marotinho, uma das comunidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. A visita foi para avaliar os impactos dos desastres, passado o período de maior volume pluviométrico. Além de vistoriar as áreas afetadas, Neto também conversou com moradores da comunidade para garantir intervenções no menor tempo possível para que a rotina seja retomada. Isso com recursos próprios, ou seja, sem a necessidade de esperar por verbas federais.

ACM Neto deu autorização à Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) para elaboração de projetos e definição de orçamento para duas encostas no bairro, a primeira onde foram registradas mortes e a segunda ao lado, que não foi afetada pelo deslizamento, mas que apresenta risco. A expectativa é que em 60 dias os projetos fiquem prontos para que, em seguida, seja aberto o processo de licitação para as obras. A comunidade de Barro Branco, em San Martin, onde também foram registradas mortes, receberá, da mesma forma, projetos de contenção.

À Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) coube a limpeza e recolocação de placas que cobrem o canal na via de acesso às encostas e recuperação do pavimento, que ficou destruído pelo volume das chuvas. O prefeito também autorizou a construção de uma escadaria, além de um novo acesso para moradores numa área onde há grande densidade de moradias, mas que ainda não possui qualquer urbanização. 

Benefícios - Equipes da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) acompanharam a visita a Marotinho para agilizar cadastros de famílias que foram afetadas pelas chuvas e que têm direito a receber algum benefício. Na ocasião, quatro famílias foram cadastradas para receber o Alugel Social, no valor de R$ 300 mensais, podendo ser concedido em até um ano para que famílias tenham tempo de buscar uma solução definitiva para suas moradias.

"Há mais de dez dias, a Prefeitura está completamente mobilizada para prestar assistência total às famílias que foram vítimas dessa chuva histórica da cidade. Estamos presentes nas áreas que foram mais afetadas, a exemplo do Barro Branco, Fazenda Grande, Pau da Lima, Subúrbio e Marotinho. Estamos, portanto, chegando junto das comunidades, oferecendo toda assistência, fazendo o levantamento das principais áreas de risco e tomando providências imediatas para que possamos oferecer a infraestrutura que os moradores precisam para que no futuro não sejam vítimas das chuvas que continuarão caindo na cidade", afirmou ACM Neto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp