Infraestrutura

Justiça libera licitação do transporte coletivo em Feira de Santana

Publicado em 21/07/2015, às 18h05   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)



O imbróglio que envolve o novo transporte público de Feira de Santana chegou ao fim nesta terça-feira (21) com a decisão da Justiça da Bahia, pelo menos uma parte dele.A prefeitura vai retomar o certame para escolha das empresas que prestarão serviço de transporte coletivo na cidade. Desde março deste ano que o processo está suspenso após as antigas empresas 18 de setembro e Princesinha ingressarem ações tentando impedir o processo.

Antes da suspensão, quatro empresas participavam da licitação: Lis Transporte e Turismo Ltda. (Camaçari – Bahia), Auto Ônibus São João Ltda. (Sorocaba – São Paulo), Empresa de Ônibus Rosa Ltda. (Tatui – São Paulo) e a CG Transportes Urbanos Ltda. (Feira de Santana).

No entanto, algumas dúvidas ainda pairam no ar.  Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Feira de Santana chegou a questionar a lisura no processo licitatório, bem como a garantia de melhoria na qualidade dos serviços e obrigações trabalhistas. Os sindicalistas se preocupam com o futuro dos trabalhadores, como ocorreu em Salvador. Rodoviários foram demitidos após mudanças no transporte público da capital baiana.

Enquanto isso, as obras do Bus Rapid Transit (Transporte Rápido de Ônibus) continuam paralisadas. A Defensoria Pública da Bahia moveu ação argumentando que o transporte não atende às necessidades da população e causa impactos ambientais e econômico-sociais. Dentre outros motivos, o ógão alegou também que o projeto não atende aos critérios de gestão social democrática, a exemplo do Plano Diretor Participativo e Plano de Transporte e Mobilidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp