Infraestrutura

Rui pretende assumir custos adicionais com obra do aeroporto de Barreiras para manter categoria do equipamento

Luiz Felipe Fernandez/BNews
"Nossa proposta é que a categoria do aeroporto seja igual ao de Vitória da Conquista [foi inaugurado em julho do ano passado]", disse nesta segunda (10)  |   Bnews - Divulgação Luiz Felipe Fernandez/BNews

Publicado em 10/02/2020, às 14h12   Luiz Felipe Fernandez* e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O governo da Bahia tem a intenção de assumir todo o custo adicional que o Governo Federal venha a ter com as obras do aeroporto de Barreiras, no Oeste do Estado. Foi o que disse o governador Rui Costa (PT) nesta segunda-feira (10), durante visita à cidade para inaugurar uma Policlínica Regional e a primeira etapa da ampliação do Hospital do Oeste. Na ocasião, ele explicou que os esforços buscam preservar a categoria do equipamento.

O chefe do Executivo estadual disse que o Governo Federal pretende rebaixar a categoria do aeroporto municipal. "A nossa proposta é que a categoria do aeroporto seja igual ao de Vitória da Conquista [foi inaugurado em julho do ano passado]", disse. 

O governado explicou que aeroportos funcionam por categorias, de acordo com o porte das aeronaves que são capazes de pousar ou decolar em sua pista. Desta maneira, a classificação de um aeroporto é diretamente proporcional ao tamanho dos aviões que podem utilizá-lo – quanto menor a categoria, menor a aeronave (assim como o inverso).

"O ministério está dizendo que o recurso não dá para a categoria que a gente quer. Já pedi a ele para determinar que todo o custo além do que eles estão repassando, será assumido pelo governo do estado. Não queremos rebaixar a categoria do aeroporto de Barreiras", salientou. Rui também admitiu que o impasse sobre o equipamento da cidade se arrasta desde os anos da ex-presidente Dilma Rousseff, e garantiu que está empenhado em solucioná-lo.

*O repórter Luiz Felipe Fernandez está em Barreiras cobrindo as inaugurações da Policlínica e Hospital do Oeste

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp