Infraestrutura

Após ministro sugerir intervenção federal na Via Bahia, secretário pede que governo aja com 'celeridade'

Paulo M. Azevedo/BNews
Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 30/06/2021, às 21h38   Marcio Smith e Lara Curcino


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, afirmou ao BNews nesta quarta-feira (30) que espera “celeridade” do governo federal na solução do imbróglio com a Via Bahia, que administra rodovias no Estado e não cumpriu com os investimentos nas estradas que constam no contrato com a União. 

Na semana passada, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, fez críticas à concessionária durante audiência na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados e disse que o governo estuda uma intervenção.

“A Via Bahia é um problema que vem se arrastando, já que ela não realizou os investimentos previstos e a população sente a falta desses investimentos. Já existe uma disputa jurídica, entre a Viabahia e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A Via Bahia alega que a ANTT não fez os cálculos dos equilíbrios. Quanto à posição do ministro,  ele declarou que o governo talvez inicie uma intervenção para resolver o problema. A gente fica preocupado sobre como vai ser a solução acordada entre as partes. O receio é que a gente demore de ter o retorno do investimento que falta. Esperamos que a União adote a melhor postura possível e o que a gente pode fazer é pedir celeridade na decisão, seja ela qual for”, comentou o secretário.

Questionado sobre o andamento dos processos burocráticos para a construção da Ponte Salvador-Itaparica, Cavalcanti disse que o projeto já passa pela fase de simulações do design. 

“Já estamos trabalhando nos processos de desapropriação junto ao consórcio vencedor da licitação. Para a obra, já estão em andamento os projetos, fizemos todas as simulações necessárias com a Marinha, na Universidade Federal de São Paulo (USP). Vamos simular ainda toda a navegação crítica na Baía de Todos-os-Santos e queremos finalizar a sondagem marítima o mais breve possível, no meio de agosto ou em setembro, para que as obras possam começar ainda neste ano”, explicou ele. 

O secretário também falou sobre a construção do VLT no Subúrbio Ferroviário de Salvador, que tem sido alvo de críticas de moradores da região. 

“Tenho acompanhado as ações do secretário Nelson Pelegrino (Desenvolvimento Urbano) nesse projeto. Esses problemas de implantação em uma obra desse porte são comuns, mas as últimas notícias que tenho é de que os trabalhos estão sendo encaminhados normalmente.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp