Infraestrutura

Vereadores cobram transparência na licitação dos ônibus

Imagem Vereadores cobram transparência na licitação dos ônibus
Aladilce Souza propõe criação do Plano Diretor de Transporte  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/04/2012, às 12h48    Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp


O auditório do Edifício Bahia Center, anexo da Câmara Municipal de Salvador, ficou pequeno para a importância do debate. Em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (25), os vereadores Aladilce Souza (PCdoB), Andrea Mendonça (PV), Marta Rodrigues (PT), Gilmar Santiago (PT), Vânia Galvão (PT) e Giovanni Barreto (PT) cobraram uma maior transparência na licitação para operação das linhas de ônibus e no Fundo de Transporte Coletivo (Fundestrans). Durante o encontro, Aladilce propôs um Plano Diretor de Transporte, que contemple os interesses da população, para ser discutido antes do processo licitatório.

"Nosso sistema não atende às necessidades da população. O edital bem bolado abre a possibilidade de corrigir os problemas. Falar de transporte em Salvador é um tabu. Ainda temos muita dificuldade para debater o tema na Câmara", declarou Aladilce Souza.

De acordo com a assessora-chefe da Secretaria Municipal dos Transportes e Infra-Estrutura (Setin), Ivone Valente, o processo licitatório trará novo modelo de transporte na capital baiana. “Não é uma simples licitação de linhas. É um novo modelo de transporte que está sendo construído para a nossa cidade”, garantiu.

A representante da Setin lembrou a realização de audiência pública, que faz parte do processo de licitação, realizada no dia 8 de fevereiro. Ivone Valente explicou que mais debates serão realizados até o lançamento do edital e estimou que em 15 dias a fase de discussões esteja finalizada. De acordo com a assessora da Setin, o edital deverá ser lançado em julho.

Para o representante da Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (Astram), Gilberto Bonfim, não adianta um novo modelo de transporte sem ter a estrutura adequada. “Quem fez esse processo de licitação não fez pesquisa de origens e destinos das linhas. Precisamos de estações de transbordo de qualidade e de uma estrutura digna. Desta forma, pouco irá mudar”, previu.


José Sodré, representante do Sindicato dos Rodoviários, cobrou que a categoria seja consultada nos debates sobre transporte urbano de Salvador.

Já a doutora em Transportes e Meio ambiente, professora Ilce Dantas, declarou que Salvador está bastante defasada em relação ao Brasil, no que se refere à qualidade do transporte público. Ela disse ainda que sente falta de informações sobre a licitação. “Não é possível que um processo licitatório como esse seja estruturado a portas fechadas, como foi o PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano). Não dá para opinar sobre isso porque as informações não públicas”, desabafou.

Licitação

A prefeitura dará concessão para a prestação de serviços ao vencedor do processo licitatório. De acordo com a Setin, o novo modelo de transporte está sendo planejado com a cidade 100% dividida por setores e com vias estruturantes implantadas.

Para a confecção do edital, a administração soteropolitana teve que redimensionar todo o sistema. A cidade foi dividida em três bacias: uma que contempla o Subúrbio e adjacências; outra entre Itapuã e a orla oceânica; e outra entre o Centro e o Comércio.

“A partir daí, as empresas terão que se organizar para atender as necessidades da população, como o atendimento adequado aos deficientes, o alcance dos locais mais distantes e outras demandas da sociedade”, garantiu.

Fotos: Rodrigo Soares


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp