Infraestrutura

Prefeitura anuncia construção de três novas passarelas em Salvador

Google
Av. Tancredo Neves, Madeireira Brotas e Boca do Rio ganharão as novas estruturas  |   Bnews - Divulgação Google

Publicado em 28/03/2013, às 09h46   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp


Virtualmente “falida” no início da gestão, a Prefeitura de Salvador construirá ainda este ano três novas passarelas na cidade. O prefeito ACM Neto anunciou as obras e detalhou que as estruturas serão erguidas em frente ao Shopping Sumaré, na Av. Tancredo Neves, em frente à Madeireira Brotas, no Iguatemi, e na Boca do Rio, na região da antiga sede do Bahia.
Utilizar a contrapartida de empresas privadas foi a maneira encontrada para conseguir o dinheiro necessário, uma vez que a Prefeitura, segundo o balanço oficial, era incapaz de financiar investimentos e ainda fez um grande programa de contingenciamento de gastos. O administrador explicou que a prefeitura será irredutível a partir de agora para cobrar das empresas que promovem grandes construções na cidade que contribuam com sua parte para melhorar a vida da comunidade.
Desta maneira, já foram fechadas que grupos farão o depósito da contrapartida, que se juntará a investimentos próprios. Entretanto, o prefeito não disse de quais se tratam e nem o volume de dinheiro investido. O detalhamento de uma série de intervenções viárias deverá vir nos próximos dias em caráter oficial. “Usaremos a criatividade e a melhor maneira de ser criativo na situação em que a prefeitura se encontra é usar a contrapartida”.
A primeira das passarelas será a do Sumaré, que ligará os lados da Tancredo Neves e eliminará a necessidade de duas sinaleiras na via, o que auxiliará no alívio do trânsito de carros. Esta obra terá início na semana que vem de acordo com o prefeito. Logo após, a da Madeireira Brotas, que ligará o trecho ao lado que vem da Tancredo Neves, um dos maiores fluxos de pedestres da região. Por último, a da Boca do Rio ajudará na integração do bairro à intervenção do antigo clube.
ACM Neto adiantou que há grandes avanços recentes nos debates internos em relação ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e a Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (Louos) e que em breve haverá anúncios que poderão, acredita, reduzir o mínimo ou eliminar a possibilidade de haver querelas jurídicas no assunto. Assim, a partir deste momento, Salvador terá melhores maneiras de definir os tamanhos dos novos empreendimentos, mais qualificadas análises de impacto e uma série de contrapartidas ao município.
Haverá, por exemplo, obras de vias marginais ao longo de trechos da Avenida Paralela que envolverão contrapartidas da FTC, Coelba, Bahiagás e Shopping Paralela. Já na Orla, haverá um conjunto de sete intervenções viárias e uma delas será uma obra no local onde estava a Sede do Bahia que deverá ser encerrada entre 60 e 70 dias. Já o trecho entre a Avenida Garibaldi e a Paralela também deverá sofrer alterações significativas.

Em todas elas, segundo o prefeito, haverá contrapartidas e também outras fontes de recursos, como financiamentos que ainda aguardam confirmação para breve. Os projetos, porém, já estão prontos e os orçamentos montados.

Nota originalmente postada às 20h do dia 26

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp