Infraestrutura

Governo lança 4ª licitação da Ponte Salvador-Itaparica

Imagem Governo lança 4ª licitação da Ponte Salvador-Itaparica
Trabalho servirá para examinar impacto de ocupação em Itaparica e Vera Cruz com criação de PDDU  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/05/2013, às 16h27   Redação Bocão News (twitter: bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta sexta-feira (3), o Governo do Estado lançou a 4ª licitação para trabalhos relacionados à Ponte Salvador-Itaparica. Trata-se de um projeto para planejamento de ocupação e o desenvolvimento urbano na área diretamente impactada pelo projeto. Empresas de todo o país poderão participar da concorrência.
De acordo com o secretário de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, afirma que os estudos são necessários porque com a chegada da ponte, haverá um grande boom imobiliário na região da Ilha. Por conta disto, é necessária a criação de um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) para Itaparica e Vera Cruz.
As contas de Gabrielli dão conta de que a ilha, nos próximos 30 anos, ganhará cerca de 70 mil novas casas. Assim, é possível que a população do local salte dos atuais 60 mil para 360 mil pessoas. “Os estudos também contemplam soluções para diminuir o impacto urbano e do tráfego de veículos nas cidades afetadas pelo projeto, como em Salvador, Jaguaripe, Aratuípe, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus e Castro Alves”, lista o secretário.
O edital ainda prevê o cadastramento georreferenciado das propriedades localizadas em áreas urbanas da Ilha de Itaparica, com intuito de fornecer informações e subsidiar futura estratégia de cobrança de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os interessados em participar têm 45 dias para entregar as propostas de estudos urbanísticos, seguindo os parâmetros de exigência estabelecidos: 70% experiência e credibilidade; 30% preço.
Segundo o cronograma, estima-se a conclusão de todas as atividades em oito meses, tendo entregas de produtos intermediários, ao custo de R$ 8,2 milhões, que deve ser reduzido durante a licitação. O edital está disponível no site www.sedur.ba.gov.br.

Nota originalmente postada às 12h do dia 3

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp