Infraestrutura

Fábrica de torres para energia eólica consolida produção em Camaçari

Divulgação
500 empregos diretos devem ser gerados  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/05/2013, às 08h21   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A chegada da Torrebras, primeira fábrica de torres para a produção de energia eólica, no Polo Industrial de Camaçari, deve consolidar a cadeia produtiva do setor no município e além de gerar emprego e renda. O governador Jaques Wagner marcou o início oficial das atividades de produção industrial na Bahia, na manhã desta quarta-feira (8).

Durante a cerimônia de inauguração, o governador Jaques Wagner, ressaltou que a chegada de mais uma empresa do setor vai contribuir para que o mercado de produção de energia eólica se expanda por todo o Estado. “Camaçari é o maior polo integrado industrial do Brasil. Estamos em negociação com duas empresas fabricantes de pás e, se for concretizado, o município vai fechar a cadeia produtiva de energia eólica”, informou.

O prefeito Ademar Delgado (PT) destacou a importância para o setor. “Camaçari dispõe da infraestrutura necessária para a instalação de um parque de energia eólica, agora estamos investindo, cada vez mais, na qualificação profissional, para consagrar o município como uma terra das oportunidades para as pessoas que vivem aqui”.

Segundo o diretor geral da Torrebras, Álvaro Carrascosa, a produção da empresa de 2013 já está vendida, fato que impulsiona o plano de ampliação da fábrica para atender a demanda da Bahia e de outras regiões. Ele ainda informou que Camaçari foi escolhida para sediar as instalações da empresa em função de dois motivos, possuir um ambiente industrial favorável para contratação de mão de obra local qualificada e o incentivo do governo.

Produção

Na primeira etapa, a Torrebras vai gerar 250 empregos diretos na linha de produção e, com a ampliação da fábrica, prevista para acontecer no segundo semestre de 2014, a estimativa é de o número seja duplicado e chegue ao total de 500 empregos diretos.

Construída em uma área de 120 mil metros quadrados, a nova planta industrial representa um investimento de cerca de R$ 30 milhões e terá capacidade anual de produção de mais de 200 torres.

Na fábrica, localizada na Via Atlântica (BA-530), mais conhecida como Estrada da Cetrel, serão produzidas torres para produção de energia eólica. Cada torre eólica possui de 80 a 100 metros de altura, de acordo com o pedido do cliente, e pesa em média 20 toneladas. O equipamento é produzido em partes, chamadas de tramos, que são transportadas e montadas no local.

Além da Torrebras, integram o polo eólico do Município a Alstom e a Gamesa, que fabricam aerogeradores e naceles de aerogeradores, respectivamente. Com a chegada de empresas responsáveis pela produção das pás, será fechada a cadeia produtiva no município.

Nota originalmente postada às 18h do dia 8

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp