Infraestrutura

Crateras em São Cristóvão deixam motoristas e pedestres em risco

Imagem Crateras em São Cristóvão deixam motoristas e pedestres em risco
Um dos pontos críticos é próximo da passarela que dá acesso ao Salvador Norte  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/07/2013, às 07h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os buracos em algumas localidades de Salvador já foram objetos para crises e promessas políticas, institucionais e de infraestrutura. A reportagem do Bocão News esteve no bairro de São Cristóvão e constatou a situação dos soteropolitanos que sofrem com o problema do asfalto que cede, acumula água e causa perigo a motoristas e pedestres. “O pior é que são vários buracos, você não sabe para onde vai, porque de qualquer jeito corre risco de ser atropelado”, afirmou a vendedora de churrasquinho, Ilza Santana, de 46 anos.
Um dos pontos críticos do bairro é próximo da passarela que dá acesso ao Shopping Salvador Norte, via para quem segue no sentido Lauro de Freitas.  No local, a reportagem constatou que os buracos fizeram com que os pedestres transformassem a divisão da via em uma parada de ônibus improvisada. “A gente corre risco de ficar aqui no meio da rua esperando o ônibus passar, mas com esses buracos os motoristas ‘levam’ e a gente fica aqui esperando muito”, lamenta a comerciante, Maria Eduarda, de 26 anos.

Moradores protestam
Moradores do bairro de São Cristóvão fecharam a via principal do bairro na tarde de sábado (13). Eles bloquearam a Avenida São Cristóvão, em frente à gararem da empresa de ônibus Rio Vermelho e do Colégio Estadual Helena Matheus. A mobilização começou pouco depois das 17h. Segundo a Central de Polícia, a situação terminou por volta das 18h, quando o tráfego voltou a fluir.
Os moradores denunciaram a falta de estrutura do bairro. "São muitos buracos, é impossível um carro passar. No posto de saúde não tem médico. Os estudantes também reclamam do serviço de educação das esolas", relata.

Operação Tapa Buraco
Por meio de nota, a prefeitura de Salvador disse que as equipes da Operação Tapa-Buracos retomaram na sexta-feira (12) as ações de recuperação emergencial do asfalto nas vias do bairro de São Cristóvão. A prefeitura disse que havia sido paralisada na quinta-feira (11) por conta das chuva e à mobilização nacional dos trabalhadores. Hoje, as intervenções estão sendo realizadas na Avenida São Cristóvão, Avenida Aliomar Baleeiro (na altura da Travessa Osvaldo Gordilho) e na Rua Oeste III (Parque São Cristóvão).
Os trabalhos, realizados pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas da Prefeitura (Sucop), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), visam reduzir os problemas causados por buracos e alagamentos que dificultam a circulação e veículos e geram grandes engarrafamentos na área, que se estendem até o município vizinho de Lauro de Freitas. Antes da aplicação do asfalto, foi realizado um serviço de microdrenagem na região. A estimativa é que sejam aplicadas em torno de 20 toneladas de asfalto na ação.

Matéria publicada dia 15 de julho às 16h42

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp