Infraestrutura

Obras reforçam abastecimento de água em Santo Estevão e região

Imagem Obras reforçam abastecimento de água em Santo Estevão e região
Obra custará R$ 28,3 milhões oriundos do PAC 2 Saneamento  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/08/2013, às 21h27   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Neste sábado (31), o governador Jaques Wagner e o presidente da Embasa, Abelardo Filho, assinam a ordem de serviço para o início da obra de ampliação do sistema integrado de abastecimento de água de Santo Estêvão, localizado na região de Feira de Santana. Além de Santo Estevão serão atendidos os municípios de Ipecaetá, Anguera e Serra Preta.

Orçada em R$ 28,3 milhões, oriundos do PAC 2 Saneamento, a obra será realizada por meio de parceria entre a Embasa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), beneficiando uma população de 103 mil habitantes. O empreendimento contará com a implantação de captação flutuante direta no lago da barragem de Pedra do Cavalo, com conjuntos motor-bomba montados sobre flutuadores, duas estações de bombeamento de água bruta, sete estações de bombeamento de água tratada e de adutora de água bruta com 9,8 quilômetros (km) de extensão.

A Embasa ampliará a estação de tratamento de água de Santo Estevão, que será contemplada com a implantação da estação de tratamento de lodo residual, de cinco reservatórios apoiados, com capacidade variando de 50 a 500m³, de 10 reservatórios elevados, variando de 25 a 300m³, além da implantação de 110 km de adutora de água tratada nos cinco subsistemas de abastecimento de água. A rede de distribuição também será ampliada em 31 km de extensão. O investimento também prevê a implantação de 1.773 novas ligações domiciliares. O prazo para conclusão desta ação do programa Água para Todos é de 720 dias contados a partir da assinatura da ordem de serviço.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp