Infraestrutura

Começa sondagens no solo na BTS para construção da ponte Salvador - Itaparica

Imagem Começa sondagens no solo na BTS para construção da ponte Salvador - Itaparica
A balsa com as equipes e equipamentos ficará em cada ponto de estudo por cerca de cinco dias  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/09/2013, às 14h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Com o Alerta aos Navegantes divulgado pela Marinha, a Geofort Fundações inicia nesta sexta-feira (6) os estudos de sondagem na Baía de Todos-os-Santos (BTS) e potenciais locais das fundações da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, para identificar rochas sedimentares, trechos de lama e outras especificidades do solo e subsolo. Dentre os 16 furos previstos, 12 serão no mar, ao longo do traçado previsto do empreendimento, que terá cerca de 12 km de extensão. 
O secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli, destaca os procedimentos seguidos para garantir segurança e modificar o mínimo possível as atividades nas regiões do estudo. “Buscamos a permissão tanto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) quanto da Marinha do Brasil, que, através da Capitania dos Portos da Bahia, recebeu um plano de sondagem com data e local das atividades, a fim de orientar outras embarcações”, explica o secretário. 
O responsável técnico e engenheiro de segurança do trabalho, Edirailton Filho, explica que a sondagem consiste em furos de apenas 75mm de diâmetro, que podem chegar até 120 m de profundidade a partir do piso de apoio da sonda. “A sondagem não causa qualquer transtorno à população e à navegação. É apenas uma perfuração, sem o uso de produtos químicos, que preserva o ecossistema local”, afirma o engenheiro.
A balsa com as equipes e equipamentos ficará em cada ponto de estudo por cerca de cinco dias. As embarcações foram subcontratadas pela Geofort junto à Belov Engenharia, empresa baiana com vasta experiência em atividades na BTS. O último furo de sondagem está previsto para novembro deste ano e o resultado completo dos estudos deve ser entregue no mês seguinte. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp