Infraestrutura

Cinco consórcios querem operar aeroporto do RJ

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Destes, três se interessaram também pelo aeroporto de Belo Horizonte  |   Bnews - Divulgação Infraero

Publicado em 19/11/2013, às 08h50   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


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Pelo menos cinco consórcios apresentaram propostas para operar o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, no leilão que aconteceu na tarde de ontem. Destes, três apresentaram proposta também para o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. 

As informações foram apuradas pela agência Reuters, mas a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não divulgou informações oficiais sobre o número de participantes e afirmou que os nomes não serão apresentados antes do leilão, que deve ocorrer na sexta-feira. Apenas as empresas desclassificadas, conforme as propostas apresentadas nesta segunda, terão seus nomes divulgados pela Anac na terça-feira.

A empresa CCR, da Camargo Correa, associou-se à operadora alemã Flughafen, que controla os aeroportos de Munique, na Alemanha, e Zurique, na Suíça. Já a Queiroz Galvão associou-se à espanhola Ferrovial, operadora de Heathrow, em Londres, e a Carioca Engenharia uniu-se à GP Investimentos e às operadoras Aéroports de Paris (França) e Schiphol (Holanda). A Odebrecht Aeroportos retomou a parceria com a operadora Changi, de Cingapura, e foi a única a confirmar ter feito ofertas pelos dois aeroportos.

O último consórcio do grupo é integrado pela Ecorodovias e pela operadora alemã Fraport, também repetindo a mesma parceria formada para o leilão de Guarulhos, Viracopos e Brasília, em 2012. A novidade é que a Invepar, empresa de infraestrutura que arrematou Guarulhos, associou-se ao grupo, com 14,99% da fatia que corresponde à iniciativa privada no consórcio.

O leilão de Confins e Galeão é considerado tanto pelo governo quanto pelo setor privado como o mais organizado e equilibrado entre todos os certames realizados ao longo do governo Dilma. A experiência com Guarulhos, Viracopos e Brasília fez com que o Palácio do Planalto revisasse as regras do edital e apertasse as exigências do novo leilão para evitar a entrada de empresas incompatíveis com o tamanho dos aeroportos brasileiros a serem privatizados.

Classificação Indicativa: Livre

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