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Iluminação e limpeza urbana são serviços melhor avaliados em Salvador

Imagem Iluminação e limpeza urbana são serviços melhor avaliados em Salvador
Pesquisa revela insatisfação dos soteropolitanos com os serviços públicos da capital baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/12/2013, às 08h24   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O grau de satisfação dos soteropolitanos em relação aos serviços públicos de Salvador, sobretudo em setores prioritários como limpeza urbana, conservação da cidade, saúde e educação, foram avaliados entre os últimos dias 2 e 4 de dezembro, através de uma pesquisa do Instituto Planter – Observatório do Comportamento & Tendências, contratada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública da Bahia (Sindlimp). Segundo dados da amostragem (em anexo), apenas a iluminação pública foi bem avaliada pela população.

De acordo com o levantamento, 35,4% avaliam o serviço de limpeza urbana como negativo, enquanto 35,4% regular e 27,7% como positivo. Os serviços básicos de varrição de rua foram aprovados por 24,5% da população, sendo que um total de 25% classifica como ruim e 47,8% como regular.

Esta situação, conforme a socióloga a e coordenadora da pesquisa, Maria Helena Rocha, demonstra que as demandas da população ainda não foram atendidas pela administração pública, já que há uma expectativa muito grande sobre a atuação da nova gestão municipal nestas áreas primárias da cidade. “Trata-se de um descontentamento manifesto e com críticas ao funcionamento dos serviços responsáveis pela limpeza pública”.

Contudo, de acordo com a socióloga Maria Helena Rocha, a maioria dos entrevistados admite que a limpeza urbana é da responsabilidade não apenas da prefeitura, mas de todos, o que contribui para este cenário de avalição mediana. “A população, por exemplo, tem consciência de que ela própria é responsável pela falta de higiene e proliferação de doenças e mal estar no local onde mora, já que admitem colocar o lixo fora do horário, acondicionando-o de forma não apropriada”, pontuou.

O poder público, conforme ela, peca no quesito incentivo e precisa investir em campanhas educativas na área de conservação e limpeza urbana. “Integrando as ações e segmentando-as, preferencialmente por bairro ou quadras, não com pessoas tomando conta do lixo, mas sim conscientizando, promovendo campanhas e gerando benefícios visíveis e palpáveis, como bonificações no IPTU”, frisou, dando ainda como exemplo, o incentivo a coleta seletiva. “Em suma, as ações devem ser pensadas para serem executas pela Prefeitura, porém em consonância com o que e como a população recebe-as e as aceita”.

Quando o questionamento se voltou para a saúde pública na capital baiana, a insatisfação foi muito maior. A avaliação negativa bateu a casa dos 78,8%, enquanto a regular 15,8% e a positiva 3,5%, sendo que nenhum entrevistado avaliou como muito boa ou ótima.

Segurança pública também não fica atrás. 70,6% classifica como negativa, 18,3% como regular e 9,9% como positiva.

No que diz respeito ao ensino público municipal, a avaliação negativa foi 54,8%, enquanto a positiva de 11,5% e a regular 27,1%. De acordo com a coordenadora da pesquisa, a população não acredita mais que a educação formal possa levá-las a uma melhora econômica e social.  


Publicada no dia 10 de dezembro de 2013, às 20h30

Classificação Indicativa: Livre

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