Infraestrutura

População ainda aguarda construção e reformas em aeroportos baianos

Imagem População ainda aguarda construção e reformas em aeroportos baianos
Previsão para Vitória da Conquista é janeiro. Barreiras não tem data  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/12/2013, às 06h30   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)



Esperados para desafogarem o fluxo de aeronaves na capital baiana, os aeroportos de Vitória da Conquista e de Barreiras ainda aguardam trâmites legais para que as obras sejam iniciadas. Pelo menos o que irá beneficiar a região sudoeste já tem data para início das intervenções. Já no oeste, não há previsão.

De acordo com o deputado estadual José Raimundo (PT), as obras do novo Aeroporto de Conquista devem ser iniciadas em janeiro de 2014. “Em agosto abrimos a licitação e quatro empresas foram habilitadas. Está se discutindo os recursos de cada uma. O projeto está no Derba, que é o licitante, em convênio com a Secretaria Nacional de Aviação Civil, com recursos federais”.

A região polariza uma população de 1,5 milhão. A demanda de voos para Salvador e Belo Horizonte é grande e a construção de um novo espaço para abrigar aeronaves de grande porte deve contribuir para o desenvolvimento da região.

Para o petista, a chegada de novas linhas aéreas trará mais investimentos e estimulará a economia da mineração em Brumado e Caetité, além de novas universidades, institutos de educação, comércio e serviços.

Já na região oeste do estado, desde 2005 que se é discutida a ampliação do Aeroporto de Barreiras. O projeto ainda tramita entre o Controle Aereo Regional da Aeronautica II (Comar), em recife (PE) e o Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia, em Salvador. Apesar disso, ainda não há previsão de início das obras. A pista do terminal deve aumentar de 1.600 metros para 2.300.

O prefeito Antônio Henrique Moreira (PP) esteve em Brasília na semana passada em reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O pepista cobrou celeridade, mas não foi informado sobre os prazos.

As instituições educacionais também cobram a ampliação do terminal. De acordo com o pró-reitor da Universidade Federal do Oeste (Ufob), Poty Lucena, muitos professores e estudantes se descolam de lá para outros municípios do estado.

Assim como o de Conquista, o projeto de Barreiras está sob apreciação do Derba para alguns reajustes. Já estão assegurados recursos na ordem de R$ 49 milhões para ampliação da pista de pouso e decolagem e expansão do pátio.


 Publicada no dia 15 de dezembro de 2013, às 10h45

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp