Infraestrutura

Conferência trata sobre quatro eixos temáticos de Proteção e Defesa Civil

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/03/2014, às 18h40   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

“Camaçari é uma cidade exemplo em gestão de Defesa Civil”, essa foi a afirmação da representante da Comissão Organizadora da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, Rute Carvalhal, uma das palestrantes da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Território Metropolitano de Salvador durante palestra realizada na manhã desta quinta-feira (06) na Cidade do Saber, em Camaçari.
Na palestra de Rute Carvalhal, que é engenheira civil e de segurança, foi abordado o tema Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes. “Os projetos de cidades resilientes representam uma tendência mundial proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) que visam estimular o desenvolvimento sustentável e cidades planejadas que suportem o desastre com redução de perdas bruscas e danos à população”.  
Os participantes puderam aprofundar o conhecimento também sobre Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil através da palestra ministrada pelo coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, Paulo Sérgio Luz. Ele abordou assuntos como a importância de utilizar dados científicos e falou de ações realizadas para nortear as políticas públicas de municípios, estados e da união, principalmente nas ações de precaução e riscos de desastres.
Outro tema abordado na Conferência por meio de palestra foi a Integração de Políticas Públicas Relacionadas à Proteção e à Defesa Civil. A palestra foi ministrada por Luiz Carlos Caetano, ex-prefeito de Camaçari. Ele falou sobre como os municípios, estados e união podem estruturar um órgão da Defesa Civil citando ações de planejamento, equipe, recursos e estrutura.
A Conferência também tratou do tema Gestão integrada de riscos e resposta a desastres. Na oportunidade, Ademar Lopes, que foi coordenador da Defesa Civil de Camaçari durante quatro anos ministrou a palestra e falou da importância da Intersetorialidade na gestão da Defesa Civil.
As palestras com os quatro eixos temáticos estavam relacionados ao tema central da Conferência que é Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional. No período da tarde, os participantes formaram Grupos de Trabalho para aprofundar as discussões e criar as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual, prevista para ocorrer na próxima semana, em Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp