Infraestrutura

Obras da ponte Salvador-Itaparica não têm prazo fixo para início, diz Gabrielli

Imagem Obras da ponte Salvador-Itaparica não têm prazo fixo para início, diz Gabrielli
Secretário não confirmou início das obras para agosto de 2015, como foi veiculado nessa quinta  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/10/2014, às 10h06   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp



O secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli, afirmou que não é possível fixar um prazo para o início das obras da ponte que interligará Salvador à ilha de Itaparica. Nessa quinta-feira (16), circulou a informação de que a construção começaria em agosto de 2015. 

"O que eu mencionei ontem é que iniciaremos o processo formal da licitação agora no final desse ano, essa licitação deve durar de oito a dez meses, se não tiver contestação judicial, não houver problemas, após esse período poderemos fazer a contratação", explicou o secretário em entrevista a Band News FM Salvador. 

Segundo Gabrielli, o que está certo até o momento é que a obra terá uma duração de cinco anos. "Não há como fixar um prazo, porque é uma licitação complexa que ninguém sabe se vai ter judicialização. Eu posso dizer apenas qual é o tempo de duração da construção após a contratação [da empresa vencedora da licitação]", reforçou. 

"O processo de licitação será lançado preliminarmente com a realização de audiências públicas para enquadramento na Parceria Público-Privada (PPP), o que deve finalizar lá para março, quando deveremos concluir o edital no primeiro e lançarmos a licitação ainda no primeiro trimestre de 2015", afirmou.

O processo de licença ambiental deve ser iniciado nesse ano de 2014, segundo Gabrielli, que vai envolver outras audiências públicas.

Sobre a estrutura da ponte, Gabrielli afirmou que a ideia é conectar a construção com a Via Expressa de Salvador. "Estamos finalizando os estudos técnicos para minimizar os impactos sobre o trânsito no Comércio e a ideia central é que a ponte se conecte diretamente com a Via Expressa e vai em direção ao Cantagalo para viabilizar e manter um espaço com área de manobra para o Porto de Salvador", detalhou o titular da Seplan.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp