Cidades

Operação desarticula grupo criminoso que atuava na Câmara de Ilhéus; secretário e empresário são presos

Divulgação
Os envolvidos são investigados por crimes contra a administração pública, fraudes em licitações, contratos e lavagem de dinheiro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/05/2019, às 09h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), deflagrou a Operação Xavier, na manhã desta quarta-feira (15), que desarticulou uma organização criminosa que atuava na Câmara de Vereadores de Ilhéus, no sul da Bahia, entre os anos de 2011 e 2018. Os envolvidos são investigados por crimes contra a administração pública, fraudes em licitações, contratos e lavagem de dinheiro.

Na ação, foram presos o secretário de Agricultura e Pesca Valmir Freitas do Nascimento, e dois empresários, Cleomir Primo Santana e Aêdo Laranjeiras de Santana. Dois ex-presidentes da Câmara, os vereadores Tarcísio Paixão e Lukas Paiva, são procurados. Além deles, também são considerados foragidos um servidor da Casa e um empresário, cujos nomes não foram revelados. Foram afastados um vereador e sete servidores da casa legislativa. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Ilhéus. Também foram apreendidos documentos e objetos, como celulares e computadores. Todos serão ouvidos pelo Ministério Público e encaminhados pela PRF à Delegacia Judiciária local.

De acordo com a PRF, a investigação é uma continuidade da apuração de indícios de reprodução, na Câmara Municipal de Ilhéus, dos esquemas fraudulentos evidenciados no Poder Executivo pela Operação Citrus, que revelou esquemas de corrupção praticados por agentes públicos com o apoio de empresas de assessoria contábil e de licitações, contratadas para maquiar documentalmente a prática dos diversos ilícitos apurados.

Atualizada às 10h12

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp